Unifebe Vargas Neni TEVAH

A Preparação para o ENEM 2014

Prova ocorre neste final de semana.

educação

A aproximação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) sempre causa alvoroço entre os estudantes. A prova além de medir o nível da educação brasileira também é a principal porta e entrada para a universidade. O número de inscritos esse ano superou o do ano passado com mais de 8,7 milhões de candidatos.

Com a chegada dos vestibulares e do ENEM, os alunos do ensino médio sempre procuram cursinhos, onde as aulas são focadas nesse tipo de concurso. Para os vestibulandos que não podem pagar um curso particular, o governo em parceria com a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) oferece as aulas preparatórias. A coordenadora do polo brusquense do cursinho disse que durante essa semana todas as aulas são de revisão para o exame.

Na escola estadual Feliciano Pires, onde funciona o cursinho UFSC no período noturno, todo trabalho feito com os alunos do terceiro ano do ensino médio é voltado para as provas seletivas. Cristiane Rengel Bononomi, orientadora da escola, disse que os formandos estão ansiosos para o ENEM nesse fim de semana e que todos estão apostando sobre o tema da redação desse ano.

Dieize Coimbra (21) fez a prova ano passado e conseguiu a bolsa no Prouni e até hoje o ENEM faz diferença na vida dela “Poder contar com uma faculdade gratuita me deixou mais tranquila para focar apenas nos estudos”. Ela não fez cursinho, mas se preparou buscando na internet os assuntos mais recorrentes, tirando as dúvidas com os professores e acompanhando os telejornais para ficar informada. A dica dela é ficar tranquilo e ter um bom controle do tempo, para que possa responder a todas as questões com tranquilidade.

O ENEM acontece nos dias 8 e 9 de novembro.

 

Orientações:

  • Conheça o lugar da prova com antecedência
  • Chegue ao local pelo menos 1h antes da prova
  • Não se esqueça de levar um documento original e com foto
  • As canetas devem ser transparentes, com tinta preta. Outros tipos e material escolar, como lápis e borracha são proibidos.
  • Celulares, relógios e outros dispositivos eletrônicos devem estar desligados e dentro do pacote lacrado.
  • Água e alimentos precisam estar em embalagens transparentes

 

Texto: Victória Severo

 

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.