Unifebe Brusque Vargas Têxtil

Os jovens estão cada vez mais estressados

O perfeccionismo e a pressão para a escolha da carreira têm deixado-os sobrecarregados.

STRESS

.

A vida agitada dos brasileiros já deixou o país em segundo lugar no ranking mundial quando o assunto é o estresse. Antes, esse quadro era associado aos adultos com a vida cheia, responsabilidades e contas para pagar. Porém, cada vez mais jovens apresentam-se estressados pelas suas tarefas e expectativas.

A busca pela perfeição é a principal causa de estresse entre os jovens. A ideia de ter o corpo perfeito, boas notas, aprender outras línguas e informática é um fator muito estressante. E a falta de tempo para conseguir atender todas essas expectativas gera a frustração, fazendo com que eles cobrem cada vez mais de si mesmos.

Suzete Regina Benvenutti Schilindwein, orientadora da escola estadual Francisco Araújo Brusque, conta que muitos alunos do ensino médio, além de estudar, também trabalham; e que o cansaço tem afetado o rendimento escolar, já que eles muitas vezes acabam dormindo durante as aulas. As estudantes Thaina Zen e Amanda Zimermann trabalham e tentam arranjar tempo como podem para estudar, mas admitem sentir muito sono nas aulas.

A agressividade, irritabilidade, o afastamento social, perda de concentração e memória, além das disfunções do sono (insônia ou sono em excesso), problemas intestinais, alteração na pressão, além de ganho ou perda de peso são os principais sintomas observados. O estresse pode, em longo prazo, causar diversos problemas cardíacos, de relacionamentos, além de depressão.

Mas apesar de todos os problemas causados pelo estresse, o tratamento é bastante simples. Segundo o coordenador do curso de psicologia da Unifebe, basta saber escolher aquilo que te traz bem estar, fazer exercícios físicos e ter uma alimentação saudável, “Aproveitar pequenas atividades para fazer coisas que te façam bem” diz ele.

Texto: Victória Ferreira

Imagem: Divulgação

 

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.