Unifebe Vargas Neni TEVAH

Orgulho brusquense! Professor de Brusque ministrará curso em Congresso da Sociedade Brasileira de Biologia Celular

Eder Carlos Schmidt leciona na EEB Osvaldo Reis;

Foto: divulgação -

Foto: divulgação –

Brusque – O professor PhD Eder Carlos Schmidt, assessor da Escola de Educação Básica Osvaldo Reis, de Brusque, ministrará curso no XVIII Congresso of The Brazilian Society for Cell Biology, que ocorrerá de 12 a 15 de julho em São Paulo. O tema do curso será “Como estudar as mudanças climáticas através de diferentes técnicas bioquímicas e microscópicas”.

 O objetivo principal é apresentar técnicas bioquímicas e de microscopia que foram recentemente publicadas pelo próprio professor, que é também pesquisador, e colaboradores em revistas internacionais, como Protoplasma, Journal of Applied Phycology, Journal of Microscopy and Ultrastructure, Chemosphere (Oxford), Photochemistry and Photobiology, Ecotoxicology, Aquatic Toxicology, Hydrobiology, Micron, entre outros.

Segundo o PhD, as técnicas poderão ser utilizadas para estudar os mecanismos fotoprotetores e celulares, envolvidos na defesa das células vegetais, frente aos diferentes estressores ambientais, bem como caracterizar as alterações celulares decorrentes destes fatores. “As diferentes técnicas de análises bioquímicas, como a quantificação e identificação pigmentos fotossintetizantes e fotoprotetores através de cromatografia líquida de alta eficiência, espectroscopia de infravermelho e a ressonância magnética nuclear, podem elucidar os principais mecanismos de defesa e possíveis alterações de rotas metabólicas. Enquanto que as técnicas de microscopia de luz e confocal, e as microscopias eletrônica de transmissão e de varredura, são ferramentas relevantes que confirmam os resultados encontrados nas análises bioquímicas”, explica Éder.

Perfil

Em seu currículo, Eder possui doutorado e pós-doutorado em Biologia Celular e do Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. “É muito gratificante e enriquecedor para a equipe da Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque ter um profissional com uma experiência tão vasta trabalhando junto aos nossos estudantes”, disse a gerente de Educação da ADR Brusque, Sônia Pereira Maffezzolli.

Atualmente, Éder atua como assessor da direção da EEB Osvaldo Reis. “Apesar de não atuar em sala de aula, sempre destaco aos nossos alunos a relevância dos estudos e pesquisa para o equilíbrio ambiental do nosso ecossistema”, ressalta. “A experiência do professor Eder vem para somar no trabalho de conscientização ambiental das crianças e jovens. Ele é um exemplo da importância que possui o estudo, a busca pelo conhecimento, e o quanto nos engrandece”, destacou o secretário executivo da ADR Brusque, Ewaldo Ristow Filho.

Participar deste congresso é, para o professor, uma forma de apresentar os resultados das pesquisas em laboratório para um grupo seleto da comunidade científica e mostrar a relevância de preservar o meio ambiente para diminuir as alterações ambientais.

por Assessoria de Imprensa

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.