Unifebe Vargas

Mudança: escola na Guabiruba muda de nome

Iniciativa partiu da associação de moradores do Bairro Planície Alta

DSCF0626

Antes denominada Escola Municipal Planície Alta, agora, o educandário localizado no bairro de mesmo nome, a partir de um movimento democrático, passa a ser chamado de Escola Municipal Professora Rosa Rudolf Nicoletti. A mudança ocorreu através de manifesto da Associação de Moradores da Planície Alta (Ampla) que, durante uma reunião há alguns meses, sugeriu que algum personagem ligado a história da escola fosse homenageado, haja vista que o bairro e a rua onde está localizada já possui o nome.

Foi quando surgiu o nome da professora Rosa Rudolf Nicoletti, nascida em 1921, uma das primeiras a lecionar na instituição. Foi mão de oito filhos e morreu precocemente, aos 38 anos, deixando um legado de amor à educação. Ela está sepultada no cemitério da localidade e, nesta segunda-feira (1º), entra para a história do município.

Cerca de 100 moradores assinaram um abaixo assinado que, posteriormente foi apresentado ao executivo municipal guabirubense. A assessoria jurídica da Prefeitura apresentou o projeto de lei para a Câmara Municipal de Vereadores de Guabiruba que, por unanimidade, aprovou a mudança do nome.

A solenidade:

O ato que marcou a mudança do nome da escola ocorreu às 16h, no próprio colégio. O alto escalão municipal esteve presente, juntamente do corpo escolar e, também, parentes de Nicoletti. De acordo com o prefeito Mathias Kohler (PP), o ato mostrou, acima de tudo, um processo democrático no município vizinho a Brusque. “Buscamos, lado a lado com a comunidade, as melhorias”, ressalta.

Já Adriana Batschauer, vice presidente da Ampla, contou a reportagem do Portal Olhar do Vale que o colégio era o único de Guabiruba que não homenageava uma personalidade histórica. “Escola Planície Alta não ficava muito bom. Nós queríamos mudar um pouco e botar o nome da professora. Alguns ficaram contra, outros a favor. Fizemos a votação e a maioria optou pela mudança”, finaliza.

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.