Unifebe Vargas Câmara

Mais de 30 jogadores participam do 1° Circuito de Xadrez em Guabiruba

jogo potencializa raciocínio dos estudantes

IMG_0107[1]

A Secretaria de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude de Guabiruba organizou no último domingo, 6, o 1° Circuito Municipal de Xadrez na Escola Básica Municipal Professor Carlos Maffezzolli.  O evento contou com a participação de 33 jogadores, sendo a maioria integrante do Programa Guabirubense do Futuro, onde a modalidade foi inserida neste ano. Podiam participar do Circuito integrantes da comunidade em geral.

 

Ficaram em primeiro lugar nas suas categorias os jogadores Vitoria Kormann, Alecio Ptzer Filho, Adolf Schaeer, Amabile Cristine Suavi e Eduardo Venera. As próximas etapas do Circuito ocorrem no dia 14 de setembro e 9 de novembro. O vencedor será aquele que somar mais pontos em todos os circuitos.

 

A coordenadora de Programas Esportivos Escolares, Marcia H. Watanabe, defende que o xadrez é uma ferramenta de educação. “O jogo promove o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao hábito de tomar decisões, além de ser uma atividade que ajuda a desenvolver hábitos positivos e aprendizagem de outras disciplinas, o que propicia rendimento escolar e formação do caráter do aluno”, afirma Marcia.

 

Entre as áreas cognitivas e emocionais potencializadas pelo jogo, a coordenadora destaca a concentração, visualização, reflexão e reação, ponderação de opções, análise concreta, pensamento abstrato, planejamento e atenção de vários acontecimentos paralelamente.

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.