Unifebe Vargas PREFEITURA TEVAH

Faltam vagas na educação infantil

Atualmente 1060 crianças aguardam por uma vaga nas creches do município

Foto: Josi Dias

Brusque – Há 06 meses Morgana Della Gnolo tenta colocar as três filhas em uma creche, mas até agora ela não conseguiu.  A solução para não deixar as meninas sozinhas foi parar de trabalhar. Hoje a mãe sustenta a casa apenas com uma pensão de R$ 400,00.  “É muito difícil, eu tenho uma profissão, sou costureira, mas não consigo trabalhar porque não tenho onde deixar as minhas filhas. Eu também não tenho condições de pagar alguém, é muito complicado”.

O problema da Morgana não é um caso isolado, isso porque, o número de vagas é menor do que a necessidade de matrículas. Atualmente 1.060 crianças aguardam  por uma vaga na cidade.  O município conta com 28 centros de educação infantil e 21 escolas de ensino fundamental atendem a educação infantil. Este ano, já foram criadas mais de mil vagas e quatro novas creches foram abertas, mas essa estrutura, ainda não é suficiente para atender a demanda.

Segundo a Secretária de Educação, Gleusa Luci Fischer, o município não consegue acompanhar o desenvolvimento da cidade por uma série de fatores. “A falta de repasse do governo do estado para construção de escolas, a falta de profissionais habilitados e alta taxa de natalidade são alguns dos motivos que impedem o município de atender a demanda”.

A estimativa é que no começo de 2015, três grandes centros sejam entregues a comunidade, mas enquanto isso, a Morgana e outros pais que estão nesta mesma situação, terão que achar alternativas para tocar a vida.

 

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.