Unifebe Vargas PREFEITURA TEVAH

Em Brusque, Dia da Família na Escola é sucesso

Apesar da chuva que caiu na manhã deste sábado, 8 de abril, as instituições de ensino ficaram lotadas com a presença de pais, responsáveis, alunos e professores;

Fotos: Wilson Schmidt Junior -

Fotos: Wilson Schmidt Junior –

Brusque – Já é estatisticamente comprovado que os alunos rendem mais quando os pais ou responsáveis participam de sua vida escolar. Porém, com o cotidiano abarrotado de compromissos e obrigações, por muitas vezes isso não é possível. Para lembrar da importância da participação dos entes na formação educacional, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em conjunto com as instituições do Sistema S e a rede estadual de ensino, realizou neste sábado, 8 de abril, o Dia da Família na Escola.

Em toda Santa Catarina, aproximadamente 800 mil pessoas se mobilizaram em atividades musicais, teatrais, de construção, jogos, brincadeiras entre outros, com o objetivo de congregar educadores e família.

Em Brusque, apesar da chuva que caiu durante toda a manhã, o evento foi um verdadeiro sucesso. Para Débora Regina Benvenutti, coordenadora do Sesi Escola, é de fundamental relevância a aproximação dos pais, mães, responsáveis e alunos com os profissionais da unidade de ensino. “Com muito cuidado, a gente pensou em aproveitar todo o espaço da escola para que as famílias conheçam a nossa estrutura. É um estímulo que a gente dá para que os pais tirem esse tempinho com os filhos”, ressalta.

Construção de paineis, artesanato, montagem de bijuterias, contação de histórias, leitura, música, teatro, revitalização da horta, jogos e palestras sobre robótica foram algumas das atividades oferecidas ao público.

Alcir Pereira é casado com Magali de Souza Carvalo. Eles são os orgulhosos pais da pequena Nicole Carvalho Pereira, de dois anos e oito meses, que é matriculada na educação infantil da unidade escolar. Para o papai coruja, participar do Dia da Família na Escola é um prazer, passando longe de ser uma obrigação. “É muito bom ver nossa filha brincando, se desenvolvendo com as brincadeiras. Acho muito importante”, diz.

Visão compartilhada por Magali que, junto de seu marido e de seu sobrinho, brincavam na oficina de artesanato com papelão, juntamente de Nicole. “A gente trabalha fora e isso faz nos sentirmos culpados. E ter esse tempo proporcionado com os amiguinhos dela, com os professores, é fantástico. Temos que aproveitar mesmo esses momentos que nos são proporcionados”.

As dependências do SENAI Brusque também ficaram cheias para receber mais um Dia da Família na Escola. Demonstrações práticas de robótica, impressora 3D, campeonatos de tênis de mesa e xadrez, palestra sobre literatura, oficina de moda… Tantas atividades que ficava difícil decidir por onde começar. Tudo isso ao som do bom rock’n roll, embalado por uma banda formada por alunos da instituição.

Julcimar Luis Machado, diretor do SENAI na região do Vale do Itajaí e interlocutor do Movimento Santa Catarina pela Educação, fala com propriedade do evento e do papel de destaque ocupado pelas mais diversas formas de família na vida escolar das crianças e adolescentes. “A gente percebe que a cada ano, com as ações do Movimento Santa Catarina pela Educação, as famílias começam a ter um pouco mais de atenção e começam a fazer parte, se inserir no processo educacional. Todo dia é dia da família na escola, mas hoje tivemos uma programação especial, juntamente com as escolas estaduais. O nível de adesão foi muito positivo”, comenta.

por Wilson Schmidt Junior

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.