Unifebe Vargas

Diretora da Escola João Boos participa de reunião itinerante da ACIBr

Associação Empresarial realizou reunião em Guabiruba na noite de segunda-feira, 30 de maio;

Foto: divulgação -

Foto: divulgação –

Guabiruba – A Associação Empresarial de Brusque realizou reunião itinerante de sua diretoria no município de Guabiruba na noite de segunda-feira, 30 de maio. O encontro contou com a presença do prefeito e vice-prefeito do município, Matias Kohler e Valmir Zirke, respectivamente, do presidente da Câmara de Vereadores de Guabiruba, Felipe Eilert dos Santos, da coordenadora do Núcleo Empresarial de Guabiruba, Luana Schumacher, diretores da ACIBr e membros do núcleo.

O principal assunto da reunião girou em torno da Escola de Educação Básica Professor João Boos. Na oportunidade, o grupo recebeu a diretora da escola, Rosenei Ana dos Reis, que falou dos trabalhos realizados na instituição desde que a nova gestão assumiu, em janeiro deste ano, após ser eleita para um mandato de quatro anos.

“Nesse prazo curto, de janeiro até agora, conseguimos consertar algumas coisas para oferecer aos alunos um espaço salutar. Qualidade de educação eles têm, precisavam de um espaço de ensino adequado e seguro, e conseguimos com a ajuda da comunidade, e também da Prefeitura de Guabiruba. Estamos esperando a tão sonhada reforma há 10 anos do Governo do Estado, mas até agora não conseguimos. Hoje nosso maior problema é a parte de telhado e fiação, que datam de 1954. Precisamos substituir essa fiação e pedimos a ajuda de vocês”, solicitou a diretora.

De acordo com estudos e orçamentos feitos pela direção para troca de toda fiação da escola e aquisição de um transformador, toda mão de obra e materiais necessários girariam em torno de R$ 30 mil, sem a substituição do telhado, apenas em algumas áreas de maior necessidade.

“É a única escola da cidade que oferece ensino médio. Ela é uma escola estadual, mas é nossa, não é do governador. Se não fizermos nada por ela, ela vai se acabar”, ressaltou a diretora, que entregou um material ao presidente da ACIBr e coordenadora do Núcleo de Guabiruba dos trabalhos já realizados na João Boos este ano.

Conforme a direção a escola, parte do telhado que seria substituída na obra, sanaria o problema de duas salas, que hoje estão impossibilitadas de receberem alunos por conta de infiltrações e goteiras. “Nosso objetivo é pedir o apoio de vocês. Toda ajuda é bem-vinda”, completou a diretora. Ela mencionou ainda que esteve, no dia 30 de abril, reunida com o secretário de Estado de Educação, Eduardo Deschamps, em Florianópolis, conversando sobre os problemas da escola, mas não conseguiu nada de concreto para este ano de 2016.

Os diretores da ACIBr discutiram amplamente o assunto e parabenizaram a diretora da escola pelos trabalhos realizados.  Ivan Luiz Tridapalli sugeriu que se forme uma comitiva para ir a Florianópolis conversar diretamente com o governador Raimundo Colombo ou com o secretário Deschamps sobre a reforma da escola. “Não entendo como tem Governo do Estado que permite deixar uma escola chegar nessa situação. Além do aporte financeiro que cada um poderá ajudar da forma como achar melhor, acho que a maior ajuda que poderíamos dar como empresário e munícipe seria fazer uma comitiva e cobrar isso em Florianópolis”, declarou.

O presidente da Câmara, Felipe Eilert também parabenizou a direção da escola e disse que houve um choque de gestão na instituição quando a nova gestão assumiu os trabalhos. Também enalteceu que a reforma da escola já foi aprovada na Lei Orçamentária do Estado, quando houve a audiência pública do orçamento regionalizado.

O presidente da ACIBr  deixou o Núcleo de Construtoras à disposição da escola para conversas e orientações. Além disso, a coordenadora do Núcleo Empresarial de Guabiruba se comprometeu a conversar com empresários para juntos, em um esforço, buscarem a substituição da fiação da escola.

“Essa causa de vocês é nobre e daremos o nosso apoio. Faremos um ofício da ACIBr e do Núcleo de Guabiruba solicitando uma visita do secretário da Educação em nossa região para analisar a situação da escola. E quando a direção da escola for visitar as empresas, o apoio do Núcleo é fundamental e será dado”, reiterou o presidente da ACIBr.

por Assessoria de Imprensa

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.