Unifebe Vargas

Concurso Recicla CDL na Escola terá participação da Rede Municipal de Ensino de Brusque

Parceria foi firmada entre o CDL e a Secretaria de Educação;

Foto: divulgação -

Foto: divulgação –

Brusque – A Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL) firmou uma importante parceria com a Secretaria de Educação de Brusque que acaba de confirmar a participação das escolas da Rede Municipal de Ensino para participar do 1º concurso Recicla CDL na Escola. O projeto vai agir nas escolas municipais, conscientizando as crianças e as tornando multiplicadoras das boas práticas em prol do meio ambiente. A oficialização da participação das escolas municipais de Brusque no concurso de redação e desenho promovido pela Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC) foi feita pela secretária de Educação de Brusque Gleusa Luci Fischer, em uma reunião, nesta quinta-feira (28), com o gestor executivo da CDL, Carlos Eduardo Vieira, com o coordenador de núcleos, Sérgio Campi e com a diretora do ensino fundamental, médio e EJA , Kelly Henschel , que vai coordenar o concurso junto às escolas.

Em 2016, o Recicla CDL na escola vem com novidades, onde se destacam uma nova programação visual para os materiais, uma nova logomarca, a criação de personagens para auxiliar na divulgação do Concurso, reunidos na Liga Sustentável. O projeto consiste num concurso de redação e desenho tendo como tema “O que fazer para economizar água e salvar o planeta”.

O gestor da CDL, Carlos Eduardo Vieira, explica que a ideia é justamente despertar nas crianças a vontade em mudar o planeta e preservá-lo, transformando as ideias em desenhos e redações para exporem o que pode ser feito pelo meio ambiente envolvendo reciclagem, os afazeres em casa, nas ruas e na escola. É o primeiro ano desta parceria com a Secretaria Municipal de Educação e teremos 23 instituições de ensino municipais participando do Recicla CDL na Escola. “O objetivo é conscientizar os estudantes do ensino fundamental sobre o papel dos seres humanos na preservação e conservação do meio ambiente. Somente poderão participar do concurso de redação e desenho os alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, sendo que os alunos de 1º ao 5º ano participarão da modalidade desenho e os alunos do 6º ao 9º ano participarão da modalidade redação”.

A inscrição é gratuita, e na etapa municipal, cada escola terá uma redação e um desenho vencedor, para que em seguida seja eleito o melhor entre todos os desenhos e o melhor entre todas as redações de Brusque. Estas duas irão representar o município no Recicla CDL Estadual.

Na etapa municipal os alunos vencedores ganharão:
· O aluno vencedor da modalidade Desenho – Kits escolares e 01 (um) tablet;

· O aluno vencedor da modalidade Redação – Kits escolares e 01 (um) tablet.

· Para os professores orientadores dos vencedores municipais, em ambas as modalidades será entregue como premiação – 2 vale compras de R$ 150,00.

· Para a escola vencedora em ambas as modalidades – Vale compras em produtos esportivos.

Para os trabalhos selecionados a nível estadual a premiação será:
· Os alunos vencedores da modalidade Desenho – 01 (um) tablet;

· Os alunos vencedores da modalidade Redação – 01 (um) tablet;

· Para os professores orientadores dos vencedores estaduais, em ambas modalidades, será entregue como premiação – 01 (um) tablet.

Os trabalhos classificados na etapa municipal vão disputar a fase estadual e receberão kits de materiais escolares. Os vencedores em SC e os professores serão contemplados com 01 (um) tablet. Nos próximos dias a Secretaria de Educação de Brusque vai informar a CDL as escolas que vão aderir ao projeto, criado pela Federação Catarinense de Dirigentes Lojistas.

A secretária municipal de Educação, Gleusa Luci Fischer, ressalta a importância do tema reciclagem na atualidade e que a busca agora é por motivar os estudantes a produzirem os trabalhos. “Os alunos do 1º ao 5º ano irão fazer desenhos e do 6º ao 9º as redações para depois passarem pela seleção a ser realizada por uma comissão organizada por representantes da CDL. Entendemos que a educação na escola não é somente ensinar a ler e escrever, mas sim a formar cidadãos”, ressalta Fischer.

Os trabalhos serão julgados em duas etapas:

A elaboração das redações e desenhos se realizará até o dia 7 de outubro, em sala de aula. E, até 14 de outubro, as escolas deverão selecionar seus melhores desenhos e redações.

A primeira etapa (até 28/10/2016), no município, através de uma comissão formada por integrantes da Secretaria de Educação e a CDL que vão eleger uma redação e um desenho, que seguirão para a segunda, que é estadual. Os dois vencedores da etapa municipal receberão kits escolares contendo mochilas, cadernos, estojos de lápis, estojos de canetas diversas, bonés e camisetas e 01 (um) tablet.

A segunda etapa (18/11/2016) já na etapa estadual a avaliação será feita por uma comissão técnica composta por 01 (um) representante da FCDL/SC, 01 (um) representante do jornal Diário Catarinense, 01 (um) representante da Secretaria Estadual de Educação, 01 (um) representante do Sicoob e 01 (um) representante da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC , que escolherão os finalistas. Os autores dos cinco melhores trabalhos de cada modalidade serão premiados com um tablet cada e seus professores também. O resultado final será divulgado no dia 30 de novembro.

por Assessoria de Imprensa

Publicado por Olhar do Vale

Concurso Recicla CDL na Escola terá participação da Rede Municipal de Ensino de Brusque
5 (100%) 1 vote

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.