Concurso Recicla CDL na Escola terá participação da Rede Municipal de Ensino de Brusque

Foto: divulgação -

Foto: divulgação -
Foto: divulgação –

Brusque – A Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL) firmou uma importante parceria com a Secretaria de Educação de Brusque que acaba de confirmar a participação das escolas da Rede Municipal de Ensino para participar do 1º concurso Recicla CDL na Escola. O projeto vai agir nas escolas municipais, conscientizando as crianças e as tornando multiplicadoras das boas práticas em prol do meio ambiente. A oficialização da participação das escolas municipais de Brusque no concurso de redação e desenho promovido pela Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC) foi feita pela secretária de Educação de Brusque Gleusa Luci Fischer, em uma reunião, nesta quinta-feira (28), com o gestor executivo da CDL, Carlos Eduardo Vieira, com o coordenador de núcleos, Sérgio Campi e com a diretora do ensino fundamental, médio e EJA , Kelly Henschel , que vai coordenar o concurso junto às escolas.

Em 2016, o Recicla CDL na escola vem com novidades, onde se destacam uma nova programação visual para os materiais, uma nova logomarca, a criação de personagens para auxiliar na divulgação do Concurso, reunidos na Liga Sustentável. O projeto consiste num concurso de redação e desenho tendo como tema “O que fazer para economizar água e salvar o planeta”.

O gestor da CDL, Carlos Eduardo Vieira, explica que a ideia é justamente despertar nas crianças a vontade em mudar o planeta e preservá-lo, transformando as ideias em desenhos e redações para exporem o que pode ser feito pelo meio ambiente envolvendo reciclagem, os afazeres em casa, nas ruas e na escola. É o primeiro ano desta parceria com a Secretaria Municipal de Educação e teremos 23 instituições de ensino municipais participando do Recicla CDL na Escola. “O objetivo é conscientizar os estudantes do ensino fundamental sobre o papel dos seres humanos na preservação e conservação do meio ambiente. Somente poderão participar do concurso de redação e desenho os alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, sendo que os alunos de 1º ao 5º ano participarão da modalidade desenho e os alunos do 6º ao 9º ano participarão da modalidade redação”.

Publicidade

A inscrição é gratuita, e na etapa municipal, cada escola terá uma redação e um desenho vencedor, para que em seguida seja eleito o melhor entre todos os desenhos e o melhor entre todas as redações de Brusque. Estas duas irão representar o município no Recicla CDL Estadual.

Na etapa municipal os alunos vencedores ganharão:
· O aluno vencedor da modalidade Desenho – Kits escolares e 01 (um) tablet;

· O aluno vencedor da modalidade Redação – Kits escolares e 01 (um) tablet.

· Para os professores orientadores dos vencedores municipais, em ambas as modalidades será entregue como premiação – 2 vale compras de R$ 150,00.

· Para a escola vencedora em ambas as modalidades – Vale compras em produtos esportivos.

Para os trabalhos selecionados a nível estadual a premiação será:
· Os alunos vencedores da modalidade Desenho – 01 (um) tablet;

· Os alunos vencedores da modalidade Redação – 01 (um) tablet;

· Para os professores orientadores dos vencedores estaduais, em ambas modalidades, será entregue como premiação – 01 (um) tablet.

Os trabalhos classificados na etapa municipal vão disputar a fase estadual e receberão kits de materiais escolares. Os vencedores em SC e os professores serão contemplados com 01 (um) tablet. Nos próximos dias a Secretaria de Educação de Brusque vai informar a CDL as escolas que vão aderir ao projeto, criado pela Federação Catarinense de Dirigentes Lojistas.

A secretária municipal de Educação, Gleusa Luci Fischer, ressalta a importância do tema reciclagem na atualidade e que a busca agora é por motivar os estudantes a produzirem os trabalhos. “Os alunos do 1º ao 5º ano irão fazer desenhos e do 6º ao 9º as redações para depois passarem pela seleção a ser realizada por uma comissão organizada por representantes da CDL. Entendemos que a educação na escola não é somente ensinar a ler e escrever, mas sim a formar cidadãos”, ressalta Fischer.

Os trabalhos serão julgados em duas etapas:

A elaboração das redações e desenhos se realizará até o dia 7 de outubro, em sala de aula. E, até 14 de outubro, as escolas deverão selecionar seus melhores desenhos e redações.

A primeira etapa (até 28/10/2016), no município, através de uma comissão formada por integrantes da Secretaria de Educação e a CDL que vão eleger uma redação e um desenho, que seguirão para a segunda, que é estadual. Os dois vencedores da etapa municipal receberão kits escolares contendo mochilas, cadernos, estojos de lápis, estojos de canetas diversas, bonés e camisetas e 01 (um) tablet.

A segunda etapa (18/11/2016) já na etapa estadual a avaliação será feita por uma comissão técnica composta por 01 (um) representante da FCDL/SC, 01 (um) representante do jornal Diário Catarinense, 01 (um) representante da Secretaria Estadual de Educação, 01 (um) representante do Sicoob e 01 (um) representante da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC , que escolherão os finalistas. Os autores dos cinco melhores trabalhos de cada modalidade serão premiados com um tablet cada e seus professores também. O resultado final será divulgado no dia 30 de novembro.

por Assessoria de Imprensa

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.