Unifebe Vargas TEVAH

CEI Pequenos Pensadores desenvolve ações para adaptação na Educação Infantil

Nas semanas especiais foram organizadas atividades que propiciaram vivências lúdicas e significativas;

Foto: divulgação -

Foto: divulgação –

Brusque – Com o início de mais um ano letivo na educação infantil, vem mais um processo de adaptação aos pequenos estudantes. Pensando nesse período, a Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Educação, vem realizando ações para ajudar os alunos e prestando orientação aos pais.

Para esse momento de adaptação, a equipe do Centro de Educação Infantil Pequenos Pensadores, no bairro Guarani, organizou duas semanas especialmente com o objetivo de acolher as crianças e suas famílias para transmitir segurança e conforto.

Nas semanas especiais foram organizadas atividades que propiciaram vivências lúdicas e significativas, permitindo assim o estabelecimento de novos vínculos afetivos. Vários atrativos que colaboram para alegrar e facilitar a adaptação foram criados.

A coordenadora pedagógica Marlina Oliveira Schiessl destacou a importância de ações para esse período. “Muitas pessoas acreditam que o período de adaptação acontece apenas uma vez, quando a criança ingressa pela primeira vez na escola. Porém, ocorre sempre que a criança se depara com alguma situação nova, como a troca de escola, nova professora ou turma, independente da idade que a criança tenha,” disse.

Schiessl disse ainda que a adaptação necessariamente não acontece somente no início do ano. Porém, é neste momento que se apresenta de forma mais intensa, o que acaba gerando maior ansiedade e desconforto por parte da família. Existem algumas ações que podem proporcionar que este período fique mais tranquilo e prazeroso para a criança, a família e a escola.

Vivência

Para facilitar o início e o reinício das atividades, os pequenos foram recepcionamos com personagens: Elza, do filme Frozen, e Chapeuzinho Vermelho; brinquedos no parque, caixa de areia, piscina de bolinha, cama elástica entre outros. Além disso, o CEI contou com a visita de dois cãezinhos da ACAPRA e da Golden Brenda, que puderam conviver e serem cuidados pelas crianças durante alguns dias.

Para Gisele dos Santos, mãe de uma das alunas da rede municipal, as atividades desenvolvidas para o início do ano no CEI Pequenos Pensadores foi muito importante. “Não é a primeira vez que minha filha vem à creche, na escola anterior ela chorava muito e nesta primeira semana aqui ela não queria ir embora. Brincou muito e foi muito bem acolhida pelas professoras e isso me tranquilizou. A ideia de trazer os cachorrinhos foi ótima, ela adorou o au-au, é uma distração diferente e todas as crianças podem participar deste momento, dos menores aos maiores. Sugiro que todas as demais escolas tenham este momento, pois para mim foi ótimo”.

Foto: divulgação -

Foto: divulgação –

Trabalho conjunto

Escola e Família pensando e agindo juntas possibilitam à criança maior segurança e prazer para enfrentar esses dias mais conturbados. Então, confira algumas dicas desenvolvidas pela equipe da CEI Pequenos Pensadores.

Dicas para a adaptação

Procure conhecer a escola, a professora de seu filho, algumas rotinas e horários e assim, estabelecer maior segurança e confiança com a escola;

Converse com a criança de modo positivo sobre os novos amiguinhos, a professora, o ambiente da escola;

Arrume a mochila com seu filho colocando materiais necessários para seu cuidado e apreço, inclusive as chupetas, o paninho ou bichinho de seu apego. Assim a criança se sentirá mais segura, mais próxima dos familiares e bem cuidada;

Ao desperdir-se de seu filho faça com segurança e honestidade por mais doloroso que seja. Desta forma a criança se sentirá mais acolhida e segura;

Não minta, seu filho poderá sentir-se abandonado se você sair da sala sem que ele perceba. Explique que você vai se ausentar e voltará para buscá-lo.

Foto: divulgação -

Foto: divulgação –

 

por Assessoria de Imprensa

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.