Unifebe Vargas Câmara

CDL Brusque divulga selecionados na etapa municipal do concurso Recicla CDL na Escola 2017

IMG_0903

Na segunda-feira, 18 de setembro, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque – CDL Brusque realizou a seleção da etapa municipal do concurso Recicla CDL na Escola 2017. O objetivo da iniciativa é promover a educação ambiental de crianças e adolescentes integrantes das escolas públicas municipais de Santa Catarina, pela sensibilização e reflexão sobre a interação homem/ambiente e as atitudes necessárias para resguardar o equilíbrio ecológico. Este é o décimo ano consecutivo que a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) realiza o concurso, que pela segunda vez tem a parceria da CDL Brusque.

O concurso compreendeu as modalidades: Desenho e Redação, sendo a primeira destinada aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e segunda aos estudantes do 6º ao 9º ano. A redação vencedora foi a do aluno Gustavo Rodrigues da Veiga, do 8º ano, da EEF Cedro Alto, orientado pela professora Roseli Stolfi Schlindwein. Já o desenho vencedor foi o de Camilly Vitória Melzi, do 5º ano, da EEF Prof. José Vieira Côrte, com orientação da professora Adriana B. PacherRaak.

 

Seleção

Nesta edição, os personagens da ‘Liga Sustentável’ foram convocados mais uma vez para inspirar meninos e meninas a se tornarem agentes de transformação do planeta, com atitudes de defesa e preservação do meio ambiente. No total, foram 16 redações inscritas e 17 desenhos relacionados com o tema: “Se você fosse um herói da Liga Sustentável, o que faria para defender o planeta do aquecimento global?”.

Ao todo foram 2.233 alunos de Brusque participaram na categoria de desenho e outros 1.729 estudantes na categoria de redação. Cada escola foi responsável em selecionar um aluno de cada categoria para concorrer na etapa municipal.

Nesta segunda-feira os trabalhos para representar Brusque na fase final do projeto (etapa estadual do concurso) foram escolhidos pela Comissão Julgadora.

Participaram da comissão de avaliação o presidente da CDL Brusque, Michel Belli; o gerente do SicoobMaxicrédito, Rodrigo Rosa; a jornalista da Ideia Comunicação, Ana Roberta Venturelli; o coordenador de Educação Ambiental da Secretaria de Educação de Brusque, Cláudio Eduardo Santana; a coordenadora de Ensino de Anos Iniciais, Silvana Kuszkowski; e a coordenadora de Ensino de Anos Finais, Sheila Marcelino Izabel, ambas também da Secretaria de Educação.

Foram avaliados critérios como adequação ao tema, qualidade, originalidade e ineditismo.

 

Mudança social

O presidente da CDL Brusque, Michel Belli, falou da satisfação da entidade em promover o concurso pelo segundo ano, bem como em ter participado como jurado. “Ficamos muito felizes em mais uma edição do Recicla CDLna Escola, em ver a qualidade dos trabalhos apresentados e o efetivo aprendizado que os alunos estão recebendo sobre o tema nas escolas, sem contar a criatividade dos desenhos, que nos surpreenderam vindo desses jovens. Enquanto entidade para nós é realmente gratificante fomentarmos isso dentro das escolas, contribuindo para a educação. Esperamos também que os selecionados de Brusque possam ir para a final estadual a partir de agora”, comentou.

Da mesma forma, o coordenador de Educação Ambiental da Secretaria de Educação de Brusque, Cláudio Eduardo Santana, também destacou a qualidade dos trabalhos inscritos e espera que o estímulo dado pelo concurso ultrapasse os muros das unidades de ensino. “É uma satisfação fazer parte dessa avaliação. Foram apresentados trabalhos muito bons, que até geraram dúvidas na hora da escolha. Esperamos que os alunos também levem isso para a sua casa, para a comunidade, aos amigos, para que se amplie ainda mais a conscientização sobre o meio ambiente”, comentou.

Para a coordenadora de Ensino de Anos Iniciais, Silvana Kuszkowski, é através de iniciativas, como o Recicla CDL na Escola, que estimulam cada vez mais a conscientização entre os jovens e a sociedade. “É um tema muito importante, cada vez mais em evidência no nosso dia a dia, e depende de nós fazermos essa mudança. Com certeza vimos essa iniciativa da CDL com os melhores olhos, pois ela é um começo para a mudança de consciência e atitude de cada um, que pode mudar e minimizar os impactos no meio ambiente”, avaliou.

 

Premiação

Os vencedores da etapa municipal a partir de agora concorrem na final estadual. Eles serão contemplados com uma mochila e um kit escolar da FCDL, além de um tablet entregue pela CDL Brusque. Os professores orientadores também serão contemplados com vale-compras de livros e cosméticos. Já as escolas classificadas receberão um kit pedagógico, com livros de literatura infantil e infanto-juvenil.

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.