Câmara Regional da Educação apresenta ações para os próximos meses no Vale

Foto: divulgação -

Foto: divulgação -
Foto: divulgação –

Brusque – Entidades parceiras do Movimento Santa Catarina pela Educação estiveram reunidas na última semana, na sede Regional da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Brusque, para a segunda reunião do ano da Câmara Regional da Educação. O encontro que contou com a presença de representantes de instituições educacionais, estudantes, presidentes de sindicatos e empresários, foi coordenada pelo vice-presidente regional da FIESC no Vale do Itajaí Mirim, Ingo Fischer.

Durante a reunião foi feito um balanço de todas as atividades desenvolvidas pela Câmara nos últimos meses, como por exemplo, o Dia da Família na Escola e a participação em eventos, além de projetar as próximas ações que serão realizadas pelo Movimento Santa Catarina pela Educação no Vale do Itajaí Mirim.

Celerino Rauber, diretor da Escola Ayres Gevaerd – parceira do Movimento – foi um dos que estiveram presentes no encontro. Segundo ele, é preciso entender que a Educação tem de deixar de ser uma obrigação somente do Estado. “Todos temos de nos envolver mais. Existe pouco envolvimento da sociedade. Na constituição está claro quando diz que a Educação é um direito de todos, mas um dever do Estado, da Sociedade e da Família. Acompanhando a dois anos esse movimento, vejo que em Brusque existe essa preocupação “, destacou o diretor.

Publicidade

Família, filhos e professores

Fazer com que os pais conheçam algumas dicas que podem melhorar o rendimento escolar de seus filhos é a meta de uma cartilha desenvolvida pelo movimento, com o tema: “O Estudo é Seu Melhor Amigo”. Jucimar Luiz Machado, diretor do SENAI e coordenador da Câmara Regional da Indústria pela Educação, explica que a publicação foi lançada no último 8 de abril, quando do Dia da Família na Escola. Os 15 mil impressos serão distribuídos nos colégios públicos e particulares de Brusque e região. “Na cartilha, estão dicas muito simples e que reforçam a importância da participação da família junto aos filhos, fazendo perguntas, cobrando o desempenho escolar”, afirma.

Workshop Conexão Jovem

Em setembro, todas as 16 regionais da FIESC espalhadas por Santa Catarina realizarão o Workshop Conexão Jovem 2017. O evento terá como tema “A Educação Catarinense Pelo Olhar do Jovem” e a expectativa é reunir cerca de 200 participantes em cada sede da Federação. “O jovens vão organizar todo o evento, desde a escolha dos palestrantes (com a ajudada coordenação), passando pela divulgação até o trabalho final. Após o Conexão jovem nós vamos ter um retrato sobre o olhar dos jovens do Vale do Itajaí Mirim e de outras 15 regionais sobre a educação. Poderemos, então, fazer um documento sobre a educação em Santa Catarina”, continua machado.

Durante o evento serão realizadas algumas palestras, cujo tema central será “o impacto da educação na comunidade e sua importância no mercado de trabalho”. Os jovens interessados em participara do evento poderão se inscrever através da página do evento no facebook a partir de junho. Podem se inscrever jovens com idades entre 14 e 25 anos de idade, independente da escola que estude.

Nova Embaixadora

A reunião bimestral da Câmara Regional da Indústria pela Educação também foi marcada pela apresentação de Natália Pereira Pruner, 16 anos de idade. Ela, agora, é a mais nova embaixadora do Movimento Santa Catarina pela Educação. Para ela, ajudar os jovens a melhorarem seu rendimento escolar é a sua principal motivação.

“Quero poder contribuir a aumentarem o conhecimento em todas as áreas e também, ajudar a pensarem no futuro”, diz a adolescente. Cada regional da FIESC conta com duas Embaixadoras e além de Nathália, que ingressa no Movimento, também faz parte a estudante, Bianca Corrêa, que está há mais tempo no programa Conexão Jovem.

Segundo o vice-presidente regional da FIESC no Vale do Itajaí Mirim, Ingo Fischer, a intenção da Câmara é sempre estimular a participação de toda a sociedade no desenvolvimento da educação. “Nós precisamos formar nossos alunos, nosso pessoal, para que tenham o melhor resultado no futuro. Esta reunião que fazemos aqui é muito interessante pelo fato de que existem discussões entre professores, educadores, e isso só tende a engrandecer a educação em nossa região”, frisa.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.