Unifebe Vargas Neni TEVAH

Câmara Regional da Educação apresenta ações para os próximos meses no Vale

Entidades parceiras do Movimento Santa Catarina pela Educação estiveram reunidas na última semana, na sede Regional da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC);

Foto: divulgação -

Foto: divulgação –

Brusque – Entidades parceiras do Movimento Santa Catarina pela Educação estiveram reunidas na última semana, na sede Regional da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Brusque, para a segunda reunião do ano da Câmara Regional da Educação. O encontro que contou com a presença de representantes de instituições educacionais, estudantes, presidentes de sindicatos e empresários, foi coordenada pelo vice-presidente regional da FIESC no Vale do Itajaí Mirim, Ingo Fischer.

Durante a reunião foi feito um balanço de todas as atividades desenvolvidas pela Câmara nos últimos meses, como por exemplo, o Dia da Família na Escola e a participação em eventos, além de projetar as próximas ações que serão realizadas pelo Movimento Santa Catarina pela Educação no Vale do Itajaí Mirim.

Celerino Rauber, diretor da Escola Ayres Gevaerd – parceira do Movimento – foi um dos que estiveram presentes no encontro. Segundo ele, é preciso entender que a Educação tem de deixar de ser uma obrigação somente do Estado. “Todos temos de nos envolver mais. Existe pouco envolvimento da sociedade. Na constituição está claro quando diz que a Educação é um direito de todos, mas um dever do Estado, da Sociedade e da Família. Acompanhando a dois anos esse movimento, vejo que em Brusque existe essa preocupação “, destacou o diretor.

Família, filhos e professores

Fazer com que os pais conheçam algumas dicas que podem melhorar o rendimento escolar de seus filhos é a meta de uma cartilha desenvolvida pelo movimento, com o tema: “O Estudo é Seu Melhor Amigo”. Jucimar Luiz Machado, diretor do SENAI e coordenador da Câmara Regional da Indústria pela Educação, explica que a publicação foi lançada no último 8 de abril, quando do Dia da Família na Escola. Os 15 mil impressos serão distribuídos nos colégios públicos e particulares de Brusque e região. “Na cartilha, estão dicas muito simples e que reforçam a importância da participação da família junto aos filhos, fazendo perguntas, cobrando o desempenho escolar”, afirma.

Workshop Conexão Jovem

Em setembro, todas as 16 regionais da FIESC espalhadas por Santa Catarina realizarão o Workshop Conexão Jovem 2017. O evento terá como tema “A Educação Catarinense Pelo Olhar do Jovem” e a expectativa é reunir cerca de 200 participantes em cada sede da Federação. “O jovens vão organizar todo o evento, desde a escolha dos palestrantes (com a ajudada coordenação), passando pela divulgação até o trabalho final. Após o Conexão jovem nós vamos ter um retrato sobre o olhar dos jovens do Vale do Itajaí Mirim e de outras 15 regionais sobre a educação. Poderemos, então, fazer um documento sobre a educação em Santa Catarina”, continua machado.

Durante o evento serão realizadas algumas palestras, cujo tema central será “o impacto da educação na comunidade e sua importância no mercado de trabalho”. Os jovens interessados em participara do evento poderão se inscrever através da página do evento no facebook a partir de junho. Podem se inscrever jovens com idades entre 14 e 25 anos de idade, independente da escola que estude.

Nova Embaixadora

A reunião bimestral da Câmara Regional da Indústria pela Educação também foi marcada pela apresentação de Natália Pereira Pruner, 16 anos de idade. Ela, agora, é a mais nova embaixadora do Movimento Santa Catarina pela Educação. Para ela, ajudar os jovens a melhorarem seu rendimento escolar é a sua principal motivação.

“Quero poder contribuir a aumentarem o conhecimento em todas as áreas e também, ajudar a pensarem no futuro”, diz a adolescente. Cada regional da FIESC conta com duas Embaixadoras e além de Nathália, que ingressa no Movimento, também faz parte a estudante, Bianca Corrêa, que está há mais tempo no programa Conexão Jovem.

Segundo o vice-presidente regional da FIESC no Vale do Itajaí Mirim, Ingo Fischer, a intenção da Câmara é sempre estimular a participação de toda a sociedade no desenvolvimento da educação. “Nós precisamos formar nossos alunos, nosso pessoal, para que tenham o melhor resultado no futuro. Esta reunião que fazemos aqui é muito interessante pelo fato de que existem discussões entre professores, educadores, e isso só tende a engrandecer a educação em nossa região”, frisa.

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.