Unifebe Vargas Neni

Alunos da EEF Nova Brasília são certificados pelo projeto ‘Nosso Planeta, Nossa Casa’

Desde abril de 2017, 45 alunos das turmas do quarto ano do ensino fundamental da EEF Nova Brasília passaram a ter, em sala de aula, conteúdos específicos sobre a importância da preservação do meio ambiente e do compromisso com a responsabilidade ambiental. Eles são alguns dos 900 alunos que em 2017 participaram da metodologia ‘Nosso Planeta Nossa Casa’, desenvolvida pela Junior Achievement (JA) em parceria com a Unimed Brusque, nas escolas da rede municipal de ensino.

Na última quinta-feira, 19 de outubro, os estudantes da Nova Brasília receberam o Certificado de Participação no programa e apresentaram alguns trabalhos desenvolvidos em sala de aula através de atividades multidisciplinares, que instigaram a criatividade e a conscientização em relação aos cuidados com o meio ambiente.

 

Impactos

Um dos temas abordado nas turmas foi sobre os impactos do lixo, a destinação correta dos resíduos sólidos, a importância da reciclagem e o tempo de decomposição de alguns materiais no meio ambiente. Para completar a metodologia aprendida, as duas turmas do quarto ano da escola também realizaram no mês de setembro uma visita a empresa Recicle, em Brusque, onde de perto conferiram como ocorre o processo de tratamento do lixo a partir do momento que sai das suas residências.

Ao longo do encerramento do projeto, os alunos receberam uma medalha de ‘Protetores do Planeta’, e cada um pode entregar ao público presente uma medalha semelhante a sua, para instigar em amigos, demais professores e familiares a ter cuidados com a Terra.

Daiana Reis foi uma das mães que esteve presente no encerramento do projeto. Mãe de Thaylan Sidney Maffezzoli, 10 anos, ela conta que ao longo do período em que o ‘Nosso Planeta, Nossa Casa’ foi desenvolvido em sala de aula o filho mudou alguns hábitos e já cobrou da família ações em prol do meio ambiente. “Se às vezes eu escovo os dentes e esqueço a torneira aberta, ele já vem, fecha, e fala para evitar o desperdício. Quando ele sai de algum cômodo da casa, também apaga a luz. Ou seja: para ele foi muito importante esse aprendizado, que envolve também os cuidados com a natureza, e foi muito bom poder vir aqui e ver ele concluindo esse projeto tão bacana sobre conscientização”, conta a mãe.

A aluna Isabele da Silva, 10 anos, foi outra jovem que também mudou hábitos em casa após os conteúdos do programa, como não jogar lixo na rua, apagar as luzes e não desperdiçar energia. “Se não cuidarmos do planeta hoje, se derrubarmos as árvores ou não cuidarmos da natureza, podemos ficar sem vida no futuro”, conta.

Assim como ela, Giovana Tomasi, 9, também destacou que os cuidados com o meio ambiente precisam ser diários, em especial quanto ao lixo, já que a visita à Recicle foi o que mais lhe chamou a atenção. “Depois do projeto, passei a reciclar e orientei a minha família e os meus amigos também. Espero que possamos ter um futuro mais limpo e mais desenvolvido”, acrescenta.

 

Avaliação

Para a assistente social e coordenadora do setor de Responsabilidade Social da Unimed Brusque, Camile Rebeca Bruns, as crianças surpreenderam pelos trabalhos apresentados, em especial pela visita realizada pelos alunos até a empresa Recicle. “Quando eles visualizam de fato a quantidade de resíduos gerados pela população e os impactos que isso gera, esses alunos começam a ter um pouco mais de conscientização sobre os cuidados com o planeta, com o lixo, no dia a dia. Foi maravilhoso participar desse momento e acreditamos que plantamos mais uma semente nessas crianças para que no futuro elas cuidem mais do planeta, algo que as gerações anteriores não tiveram”, ressaltou.

O diretor executivo da Junior Achievement, Evandro Badin também participou da entrega dos certificados na EEF Nova Brasília e ressaltou satisfação da JA em poder contar com a parceria da Unimed Brusque, que permite com que as escolas recebam as metodologias. “A formatura é sempre um momento mágico, onde de fato concretizamos a transformação, o cumprimento da nossa missão de inspirar os jovens nos vários temas que trabalhamos, como ética, responsabilidade social, entre outros. É muito claro o resultado do projeto quando a escola se engaja na transformação da vida desses jovens a partir da metodologia que oferecemos e estamos muito felizes por mais essa etapa concluída”, avaliou.

 

A Metodologia

O programa ‘Nosso Planeta, Nossa Casa’ é voltado para alunos do ensino fundamental, que aborda a importância da preservação do meio ambiente e do compromisso das crianças e jovens com a responsabilidade ambiental. Neste ano, o projeto envolveu cerca de 900 alunos do 4º ano, de 22 escolas municipais e uma estadual.

O projeto é desenvolvido pela Junior Achievement em parceria com a Unimed Brusque nas escolas da rede municipal de ensino, desde 2015.

A parceria começou em 2014 envolvendo inicialmente, colaboradores da cooperativa. Logo, em 2015, professores da rede municipal também passaram a integrar o grupo de voluntários do programa.

 

Organização

A Junior Achievement é uma organização social e sem fins lucrativos. Foi criada em 1919 e está presente em 121 países. Ela nasceu com o objetivo de levar conhecimento prático nas áreas de empreendedorismo, sustentabilidade e ética, e desenvolve parcerias para a realização de programas de voluntariado que contribuam para um processo de transformação das comunidades atendidas.

 

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.