Unifebe Vargas

Ações educacionais discutem o futuro da água e desenvolvimento sustentável em Brusque

O Dia Mundial da Água é celebrado no dia 22 de março.

agua2

Foto: divulgação –

Eu fecho a torneira na hora de escovar os dentes e também não demoro no banho”. É assim que o pequeno, Vinicios dos Santos Toledo de 5 anos, aluno do CEI Tia Ana ajuda a cuidar da água na escola e em casa. A atitude é simples, mas infelizmente no Brasil ainda falta conscientização da população em relação ao desperdício. Hoje, no país 37% da água tratada é desperdiçada, segundo relatório do governo federal.

Em Brusque, 24% da água é desperdiçada, mas nem por isso merece atenção da comunidade. Pensando nisso, o Grupo de Trabalho Ambiental Municipal preparou uma série de eventos para a Semana da Água 2015. A abertura oficial foi realizada na sexta-feira (20), no Parque Leopoldo Moritz e contou com a presença de alunos das escolas municipais, convidados e o prefeito Paulo Eccel.

O Dia Mundial da Água é celebrado no dia 22 de março e este ano o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU), é Água e Desenvolvimento Sustentável, que pautará as discussões no mundo todo. De acordo com a coordenadora do GTAM, Kelle Cristina Leite Henschel, neste ano o foco da semana são as oficinas com os alunos buscando chamar atenção para o desperdício e o que isso pode ocasionar no futuro.

Segundo Kelle, um dos exemplos recentes e que serve de alerta para a comunidade é a crise no sistema Cantareira em São Paulo. “Esse ano o grande foco é trabalhar com o reflexo. Se fala muito no sistema Cantareira e achamos que não temos nada a ver com nós, pois é lá no Sudeste, no entanto, o reflexo é imediato, basta ir no mercado. O preço de alguns produtos subiram já que a grande produção agrícola vem do Sudeste”, alerta.

Ainda segundo a coordenadora não é preciso sair do estado para encontrar exemplos como de São Paulo, e por isso é fundamental iniciar a discussão sobre o tema para que no futuro à população não sofra as consequências. “Temos todo o nosso Oeste catarinense que sofre algo semelhante e que é pouco discutido. Então o nosso foco é trabalhar ações em que as crianças consigam observar que o mundo é cíclico, o que faço aqui respinga lá e o de lá aqui”, finalizou.

Semana da água

Além das oficinas realizadas no parque pelo Samae, Fundema, Secretaria de Saúde, Defesa Civil e Sesc, outras ações serão realizadas no município, como o plantio de árvores, exibição de filmes, descida do rio, entre outros.

Durante a abertura, o prefeito Paulo Eccel destacou que momentos como esses são importantes para a conscientização da população, em especial das crianças e que pequenas ações são fundamentais para cuidar do planeta.

A Semana da Água é uma realização da Prefeitura de Brusque, por meio do GTAM, em parceria com a RPPN Chácara Edith, ACIBr, Sesc, Unifebe, Bem Te Vi Sustentabilidade, IDS, ISA, SOS Mata Atlântica e WWF.


Programação da Semana da Água 2015:

23/03/2015
Sessão Cinema – A Lei da Água
Local: Parque Leopoldo Moritz

24/03/2015
Oficina – Expedição Rio Itajaí Mirim
Local: Parque Zoobotânico

25/03/2015
Oficina – Água e a Samae
Local: Parque Zoobotânico

25/03/2015
Plantio na Beira Rio
Local: Bepe Roza

26/03/2015
Oficina Gestação Educação Ambiental vem de Berço
Local: Zoobotânico

26/03/2015
Mostra de Trabalhos
Local: Sesc

31/03/2015
Exibição em todas as unidades escolares: Filme “ A Lei da Água”

28/03/2015, entre 20h30 e 21h30
A Hora do Planeta
Locais apagados: Praça Sesquicentenário, Ponte Estaiada.

12/04/2013
Descida do Rio “ Água de Viver”
Inscrições a partir de 20/03/2015 pelo e-mail: gtam@brusque.sc.gov.br

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.