Unifebe Vargas Neni TEVAH

Ação marca dia mundial de combate a violência contra a pessoa idosa

IMG_8457
Para marcar o Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado nesta quinta-feira (15), o Conselho Municipal do Idoso de Brusque realizou uma ação de conscientização na tarde desta quarta-feira (14), na Praça da Cidadania.

Durante a ação foram distribuídos exemplares do Estatuto do Idoso e também material informativo sobre o disque 100, número dos Direitos Humanos que recebe denúncias de violência. “Temos que pensar que há muitas formas de violência. A negligência é uma delas, o idoso não recebe atenção necessária, os cuidados de que precisa”, explica a coordenadora dos Grupos de Idosos da Secretaria de Assistência Social, Janaína Xudré da Luz Zen.

Ela ressalta ainda que muitas vezes o idoso é dependente do agressor e acaba não denunciando. “Há pessoas que também não entendem que sofrem violência, por isso precisamos trabalhar com a conscientização deles mesmos. Precisamos de um olhar mais apurado para os idosos”.

A tarde contou com apresentações culturais, dança, capoeira e coral da Escola de Ensino Fundamental Doutor Carlos Moritz. A escritora Teresinha Viechelli declamou um poema sobre os dilemas vividos pelos idosos.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Simone Schlindwein, destaca que são necessárias mais políticas públicas voltadas aos idosos. “Precisamos olhar para nossos idosos e perceber que ele precisa de ajuda”.

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.