Unifebe Vargas Câmara

62 kg: alunos de Engenharia Civil batem recorde no Desafio da Ponte de Macarrão

Evento foi realizado durante Semana da Engenharia que ocorre na Unifebe até hoje (14);

Foto: divulgação -

Foto: divulgação –

Guabiruba – Você já ouviu falar em Desafio de Pontes de Macarrão? Para você leitor, pode parecer novidade, mas para os alunos de engenharia do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), além de outros de várias universidades mundo afora, é um momento muito esperado. A competição consiste em se construir pontes em escalas reduzidas, apenas com macarrão, com o auxílio de cola do tipo epox. Um suporte de ferro é colocado junto a estrutura, onde pesos vão sendo alocados. A que resistir a um peso maior, vence.

Tal evento ocorreu nas dependências da Unifebe, na noite da última terça-feira (12), envolvendo cursandos de engenharia e, também, arquitetura, durante a Semana de Engenharia. Dentre 27 pontes estilo arco e treliçadas, a grande vencedora foi a da equipe de Ederson dos Santos (19). O futuro engenheiro, junto de Edgar Montibeller, Jonas Martins, Mateus Boso Till, Vanderlei Belém e Vitor Tamasia, construiu um modelo que suportou exatos 62 kg, batendo o recorde da competição em toda instituição de ensino.

“As pontes tinham que ter no máximo um quilograma, um metro de vão livre, sendo apoiada livremente nas extremidades, com um tipo de cano padrão pra todos. O recorde era de 53 kg e foi batido por nós esse ano”, disse o aluno que está na 3ª fase de engenharia civil.

De acordo com o coordenador do núcleo de engenharia da Unifebe, Jaison Knoblauch, a grande meta do desafio das pontes de macarrão é buscar a competição entre os alunos para os fazer melhorar cada vez mais o aprendizado. “Ter uma vivência prática da vida acadêmica. Então nada mais é do que trazer o conteúdo das aulas teóricas para a vida real. É um desafio que é feito em todo o mundo pra ver qual é a carga máxima que uma ponte de macarrão, com um regulamento estabelecido, irá aguentar (…) foi muito satisfatório ver esse recorde ser batido, ficamos muito contentes com a participação dos alunos”, falou.

Foto: divulgação -

Foto: divulgação –

Confira o vídeo da prova do grupo:

por Wilson Schmidt Junior

Publicado por Olhar do Vale

62 kg: alunos de Engenharia Civil batem recorde no Desafio da Ponte de Macarrão
5 (100%) 1 vote

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.