Unifebe Vargas PREFEITURA TEVAH

Nova estação de tratamento auxiliará a suprir a necessidade de água nos próximos 30 anos

O prefeito de Busque, Jonas Paegle, aprovou o estudo preliminar para a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água no município. O projeto prevê uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), no bairro Cristalina, com capacidade, inicialmente, para tratar 150 litros de água por segundo e com um segundo módulo de espera que poderá tratar outros 150.

De acordo com o diretor-presidente do Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (Samae), Marcio Cardoso, o próximo passo é a aquisição de terreno e as licitações para construção e compra de materiais necessários para colocar a nova ETA em funcionamento. “É um processo longo, porém, com o novo local suprirá a necessidade de água do município por 30 anos”.

Após o novo local entrar em funcionamento, as ETAs do Cedro Alto, Zantão, Santa Luzia, Volta Grande, Dom Joaquim e Bateas serão desativadas e a capacidade de produção de água de todas será absorvida pela ETA Central, que hoje é responsável por 74% do abastecimento, e Cristalina. A ETA do bairro Limeira, que produz 6,14% da água, será mantida. “A necessidade de ampliar nossa capacidade de produção de água era antigo e nos últimos anos isso ficou mais evidente”.

Além disso, paralelo a este projeto, o Samae trabalha na otimização da ETA Central e na modernização de todo o sistema. “Adquirimos um novo filtro que vai garantir a qualidade e quantidade de água ofertada aos consumidores. Todo este processo de mudança diminuirá nossos custos e aumentará nossa eficiência e qualidade”, explica Marcio.

Capacidade de produção de água
ETA Central – 320 litros/segundo
Nova ETA Cristalina – 150 litros/segundo, com segundo módulo em espera para 150 l/s

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.