Unifebe Vargas Neni TEVAH

Há vagas: Brusque procura mão-de-obra

Vagas de empregos são constantes na cidade.

???????????????????????????????

Ao circularmos pela cidade de Brusque, uma imagem frequente são as placas de vagas disponíveis nas empresas. Segundo as agências de emprego, apesar de existirem muitos trabalhadores disponíveis, a dificuldade está em combinar o funcionário com a vaga.

 

Edio Bertoldi, diretor da agência de empregos Tempo e Trabalho, explica que os perfis profissionais não preenchem os requisitados pelos empresários. Às vezes, quando os perfis batem, outros empecilhos como distância, locomoção e salário fazem com que o trabalhador saia do local ou até nem chegue a ingressar. Conta que as vagas mais difíceis para serem preenchidas são as que exigem um segundo idioma e técnicos em informática, já as mais requisitadas pelas empresas são as vagas operacionais, na linha de produção.

 

Segundo Márcia Maurici, sócia-proprietária da agência Zhafen, falta experiência e qualificação nos trabalhadores. Lá as vagas mais requisitadas são na área administrativa, conta que muitas meninas vão procurar o cargo de secretária, mas as empresas preferem maiores de idade por questões legais.

 

Entre os empresários, a procura por funcionários é constante. Mauricio Ludin, proprietário da Montálica Montagens e Estruturas, afirma que a rotatividade de funcionários é alta, e está sempre com vagas abertas.

 

O proprietário da Zanata Bordados, Ricardo Gianesini, conta que desde que fundou a empresa está contratando. Ele diz que já não pede mais qualificação e que a empresa está disposta a treinar o trabalhador, utiliza as redes sociais, agências e até carro de som, mas mesmo assim tem dificuldades em encontrar pessoal.

 

Responsável pelo RH da Unifios Têxtil, Elisângela Sandri também reclama da rotatividade. Explica que as pessoas trocam de emprego em troca de aumentos pequenos. Portanto também se utiliza de recursos como redes sociais e jornais para tentar encontrar funcionários.

 

 

Texto e foto:  Maria Zucco

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.