Unifebe Brusque Vargas Têxtil

Estudantes e empresários prestigiam palestra do BNDES

Evento promovido pela ACIBr reuniu mais de 130 pessoas no Teatro do CESCB;

Foto: divulgação -

Foto: divulgação –

Brusque – Com o mercado cada vez mais competitivo e as constantes necessidades de atualização, investimentos em inovação, tecnologia, produtos, serviços e estruturas, as empresas cada vez mais têm a necessidade de buscar apoio financeiro para melhorar seus negócios. Entretanto, muitas vezes as ofertas de créditos disponíveis nem sempre se enquadram nas necessidades dessas empresas, ou disponibilizam taxas, juros e formas de pagamentos inviáveis, em especial aos pequenos negócios.

Assim, para que os empresários de Brusque e região conhecessem mais informações sobre as vantagens das linhas de financiamento oferecidas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), bem como esclarecer dúvidas sobre as melhores formas de garantir investimentos para as suas empresas, a Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) promoveu uma palestra sobre o tema na noite de quinta-feira, 23 de junho. O evento, realizado no Teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB) reuniu mais de 120 pessoas, entre estudantes e empresários, de pequenas, médias e grandes empresas.

Opções às pequenas empresas

A palestra contou com a presença da gerente de Departamento da Regional Sul do BNDES, Ana Paula Bernardino Paschoini, e da economista do Departamento da Regional Sul do BNDES, Silvia Maria Guidolin, que falaram sobre os principais programas, produtos e serviços disponibilizados pelo Banco. Foram apresentadas orientações de como solicitar um financiamento, quais as empresas que podem participar, bem como os projetos de apoio e financiamento voltados às micro, pequenas e médias empresas, como o BNDES Automático, para projetos de investimentos; o BNDES Finame, voltado à aquisição isolada de máquinas e equipamentos credenciados; o BNDES Progeren, programa de acesso ao capital de giro isolado; e o Cartão BNDES.

“Os empresários precisam ter planejamento e estratégia para conhecer bem os seus negócios e solicitar junto às instituições financeiras credenciadas as linhas mais adequadas ao seu financiamento. O BNDES oferece vários programas e produtos e sempre há uma condição mais conveniente, um prazo mais adequado, ou uma taxa de juro melhor, que vai se adaptar à realidade do empresário”, comentou na oportunidade Ana Paula, que também destacou alguns diferenciais oferecidos pelo Banco, como as taxas de juros. “Elas vão variar de 1% a 1,5%, em média, ao ano, o que são condições muito boas, se comparadas às taxas do nosso país. Além dos prazos e carências compatíveis com os projetos que o BNDES procura oferecer”, completou.

Exportação e desenvolvimento local

O segundo momento da palestra ficou por conta da economista do Departamento da Regional Sul do BNDES, que teve como foco os produtos e serviços oferecidos pelo Banco para o fomento das exportações das micro, pequenas e médias empresas, como o  BNDES Exim, voltado ao setor de exportação, que é feito através do financiamento da produção brasileira de bens e serviços destinados à exportação, ou da comercialização no exterior de bens e serviços exportados do Brasil. “Estamos em outro cenário econômico e surgem novas oportunidades para as empresas retomarem ou ampliarem as suas exportações. E o BNDES realiza várias parcerias para auxiliar nas ações de fomento das empresas, tanto nas linhas de pré-embarque, pós-embarque, como também o próprio cartão do BNDES, para que as empresas se qualifiquem,  exportem e atendem seus mercados consumidores”, destacou Silvia.

Em relação ao Cartão BNDES, voltado em especial às micro, pequenas e médias empresas, também foram apresentados estatísticas referentes à Brusque. Segundo a economista, nos últimos 12 meses, já foram emitidos 1.112 cartões, realizadas 1.297 transações, com 205 fornecedores credenciados. “Entendemos que quanto mais fornecedores e mais cartões emitidos tivermos aqui, mais conseguimos fomentar a economia local e mais os clientes conseguem comprar com seus fornecedores locais, o que movimenta a dinâmica da região. Então, esperamos que esses números da região cresçam cada vez mais e que isso seja um círculo positivo para a cidade e região”, complementou a palestrante.

Entre os que participaram da palestra e já utilizaram as linhas de créditos , bem como o cartão do BNDES, estava o empresário do setor têxtil, Rodrigo Lorenz Freitas. Para ele, o evento foi enriquecedor, já que pode proporcionar o esclarecimento de dúvidas quanto às opções oferecidas pelo Banco, bem como conhecer novas possibilidades de acesso ao crédito. “Ao conhecer, você vê que há linhas, taxas e prazos muito bons, e que não é necessário tirar o seu capital de giro para fazer investimentos. Além do que a oferta de financiamento é muito ampla e, para quem quer investir é o caminho. Foi uma palestra muito válida e acredito que sempre devem ter eventos assim, que contribuam para o nosso acesso ao desenvolvimento”, declarou.

Oportunidades

Para a diretora financeira da ACIBr, Rita Cassia Conti, que realizou a abertura da palestra e representou a entidade, o evento abriu novas possibilidades aos empresários, em especial aos das micro, pequenas e médias empresas, que de perto puderam conferir as ofertas de financiamento e suas condições, oferecidas para os mais variados segmentos. “Em um período como o atual, onde os investimentos estão retraídos, é importante darmos aos empresários o acesso ao conhecimento, vermos quais os recursos que o Governo Federal têm disponíveis e que podem gerar um pouco mais de produção e um conforto maior no capital de giro das empresas. Foi um encontro muito oportuno e importante, que mais uma vez firmou o papel da ACIBr, que está sempre construindo uma história de futuro”, pontuou.

Da mesma forma, as palestrantes também avaliaram a palestra como uma excelente oportunidade de conhecimento, troca de informações e esclarecimento de dúvidas, que podem contribuir cada vez mais para o fomento dos negócios. “A informação é uma ferramenta que sempre tem que estar à mão do empresário, por isso a importância de fazer eventos assim, já que o empresário que está bem preparado, que antevê as situações e sabe acessar as linhas mais adequadas é o que irá vencer melhor as adversidades. Parabéns à ACIBr pela iniciativa”, acrescentou Ana Paula.

Doações

Para participar do evento, era necessária a doação de um quilo de alimento não perecível. Ao total, foram arrecadados 50 kg, que foram doados pela ACIBr para a Casa de Assistência ao Idoso Cagerê.

Saiba mais

O BNDES é uma empresa pública federal que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável e competitivo da economia brasileira, através da geração de empregos e da redução das desigualdades sociais e regionais. Incentivar a inovação, o desenvolvimento regional e o desenvolvimento socioambiental são prioridades para a instituição.

Entre elas, também está o apoio às micro, pequenas e médias empresas (MPME), pelo importante papel que as mesmas possuem na geração de emprego e renda no país. Desta forma, o Banco atua de forma direta na concessão de financiamentos para as empresas, ou de forma indireta, através de dezenas de instituições financeiras credenciadas, como bancos e cooperativas de crédito. Para mais informações ou esclarecimentos do BNDES, interessados podem entrar em contato através do: (11) 3512-5100 ou gp-desul@bndes.gov.br.

Foto: divulgação -

Foto: divulgação –

por Assessoria de Imprensa

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.