Unifebe Brusque Vargas Têxtil

Entendendo a inflação

Compreenda o que ela é e como afeta nosso cotidiano

centrobrusque

Foto: Victória Severo

Inflação é o conceito econômico que representa o aumento nos preços durante um determinado tempo. Durante esse período, o poder de compra da moeda cai. No Brasil a meta adotada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) é de 4,5% com margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Considerando essa margem, a inflação atual de 6,75 está alta.

Esse aumento nos preços pode ter várias causas, mas o principal é o desequilíbrio entre oferta e demanda. Com o crescente uso do crédito, os consumidores compram mais, mas a indústria não faz o mesmo. O primeiro impacto da inflação é uma aparente diminuição da renda. Com os custos mais altos e o salário estacionado, as pessoas param de comprar. Com a queda no consumo, as indústrias passam a produzir menos, gerando o desemprego, tendo assim um efeito cascata na sociedade.

Segundo o gerente de supermercado Evandro Bez, o produto mais afetado é a carne, tanto bovina quanto suína. Ele diz que as pessoas têm substituído esses produtos por frango e ovos, “vão parar de comer carne” brinca. Com relação aos outros alimentos, ele disse que não houve tanto aumento.

O economista e professor da UNIFEBE Wagner Dantas diz que a melhor forma para contornar essa situação é através do incentivo as empresas, de modo que elas voltem a produzir, criando empregos que por sua vez geram consumo.

Texto e foto: Victória Severo

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.