Unifebe Vargas Câmara

Começa em Brusque o Clustex, grande evento do setor têxtil

2º Fórum Internacional de Clusters Têxteis Sul-Americano e Caribenho acontece no Pavilhão da Fenarreco e terá a participação de representantes de seis países;

Foto: divulgação -

Foto: divulgação –

Brusque – Nesta terça-feira, 8 de novembro, até quinta-feira, 10, a cidade de Brusque, no Vale do Itajaí (SC) será sede de importantes discussões e negociações a cerca do setor têxtil com a realização do Clustex- 2º Fórum Internacional de Clusters Têxteis Sul-Americano e Caribenho. O evento é organizado em parceria pela Federação das Ampes de Santa Catarina (Fampesc), Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) e Sebrae/SC e deverá fortalecer ainda mais o segmento, bem como ser uma grande oportunidade de negócios e troca de conhecimento para a cadeia têxtil da América Latina.

Fortalecimento do setor

O Clustex terá a participação de representantes do Brasil, Peru, Equador, Colombia, Argentina e Paraguai, e toda a estrutura do evento já está montada para receber os visitantes, no Pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof  (Pavilhão da Fenarreco). As expectativas das entidades organizadoras e apoiadoras do evento são de que o Clustex traga contribuições significativas para a cadeia têxtil, já que ele irá reunir em um mesmo espaço empresas do segmento têxtil e também de diversos setores, e contribuir para o fortalecimento da economia local, estadual e nacional.

Esta é a segunda edição do Fórum e a primeira no país, e será uma oportunidade de mostrar aos países participantes a qualidade dos produtos brasileiros bem como a força do sistema têxtil de Brusque e região.“Que as pessoas possam realmente participar deste evento tão significativo. O nosso objetivo é que a nossa região, e o nosso Estado cada vez mais tenham produtos agregados, que gerem desejo no mercado, assim como acontece com produtos de algumas marcas de Milão, Paris, Nova York, entre outros centros mundiais da moda. Temos que evoluir para ter a competência de oferecer produtos com qualidade e que despertem desejo. Um exemplo disso é a Colcci, que nasceu aqui e que faz esse trabalho com maestria, e podemos ter outras marcas que conquistem sucesso e posicionamento de mercado, semelhante. Por isso o Clustex será uma grande oportunidade para evoluirmos cada vez mais nesse sentido”, comenta o presidente da AmpeBr, Luiz Carlos Rosin.

Preview de Inverno 2017

Paralelo ao Clustex, de 8 a 11 de novembro, a AmpeBr em parceria com o Sebrae/SC realiza ainda a Preview de Inverno 2017, que reunirá fabricantes de confecção de todo o Estado de Santa Catarina e compradores de diversas partes do país, em especial do Sul e Sudeste, na busca dos melhores produtos e das principais tendências da estação, nos segmentos de moda feminino, masculino, infantil, cama, mesa e banho.

As expectativas da AmpeBr são as melhores para essa Preview, e a meta da entidade é superar o número de peças comercializadas em 2015.

A Preview de Inverno 2017 acontece das 8h às 19h, e são convidados todos os lojistas de confecção que queiram participar do maior evento do gênero no Brasil. No dia 9 de novembro, quarta-feira, às 19h30, acontece o Desfile de Moda da Preview de Inverno 2017, que desta vez será realizado no piso superior do Pavilhão da Fenarreco.  Mais informações: (47) 3351-3811.

Programação

O 2º Fórum Internacional contará com Feira de Negócios, reunindo diversos expositores de toda cadeia têxtil, além de empresas e entidades dos setores de tecnologia, inovação, maquinário, importação e exportação, entre outras de diversas áreas. Painéis temáticos com palestrantes nacionais e internacionais, além de rodada de negócios de confecção – a Preview Inverno 2017, visitas técnicas, apresentação de cases de sucesso, divulgação de marcas e produtos entre outras ações, também fazem parte da programação.

Entre os nomes já confirmados para o Clustex estão o diretor superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) Fernando Pimentel; o presidente fundador do ‘Clustex – Lambayeque y Cluster Textives, o peruano Valdemar Romero; e o especialista Compliance, Paulo Sérgio Suzart. O presidente da SINTEX, Ulrich Kuhn; o presidente da Fampesc, Diogo Henrique Otero; o diretor de Desenvolvimento Produtivo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Miguel Antonio Cedraz Mery; e ainda Jose Posso Pasquel, do Equador, também integram os palestrantes do evento.

A entrada para a visitação no evento será gratuita, assim como as palestras, entretanto os participantes precisam fazer a inscrição pelo site: www.clustex.com.br .

O que é um Cluster?

No mundo da indústria, Cluster é uma concentração de empresas que se comunicam por possuírem características semelhantes e coabitarem no mesmo local. Elas colaboram entre si e, assim, tornam-se mais eficientes.

No mundo existem diversos clusters industriais ligados a setores como o automóvel, tecnologias de informação, turismo, indústria audiovisual, transporte, logística, agricultura, entre outros. O que acontece em Brusque será voltado para as indústrias têxteis.

O Clustex – 2º Fórum Internacional de Clusters Têxteis Sul-Americano e Caribenho acontecerá no segundo piso do Pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof (da Fenarreco).

No local, haverá auditório para a realização de palestras gratuitas com convidados de diversos países, e estandes das empresas participantes da Feira de Negócios.  Empresas e entidades interessadas em participar da Feira de Negócios ou do Clustex podem entrar em contato com a AmpeBr através do telefone: (47) 3351-3811.

por Assessoria de Imprensa

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.