Unifebe Vargas PREFEITURA

CDL Guabiruba completa um ano de independência

Presidente do órgão, Patrícia Rothermel, falou sobra a importante data;

Foto: CDL Brusque -

Foto: CDL Brusque –

Guabiruba – Nesta sexta-feira (31), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município vizinho a Brusque, Guabiruba, completa um ano de existência. O que por muito tempo foi apenas um núcleo da CDL Brusque, há exatos 365 dias, depois de muito esforço, se tornou uma entidade independente, capaz de tomar as suas próprias decisões. De acordo com a presidente do órgão, Patrícia Rothermel Ebel, a abertura do CDL em qualquer município acontece apadrinhada por outra Câmara de outra cidade.

“Como o nosso comércio é ligado ao de Brusque, Brusque faz esse processo de amadurecimento implantando um núcleo em Guabiruba. O núcleo aqui teve por dois anos. A Eliza Venske foi a presidente que deu início a esse trabalho aqui na Guabiruba. Ela filtrava as necessidades dos associados e levava pra CDL lá de Brusque, pra entender o que o nosso povo quer dentro da entidade”, frisou.

Após estes dois anos, explicou Rothermel, chegou o momento crucial onde, ou a entidade permanecia como um núcleo ou “declarava independência”. “Foi o que aconteceu com a gente. Através de uma reunião feita com o Fabrício Gevaerd, um dos diretores da CDL de Brusque, ele convidou as pessoas que estavam na reunião para compor diretoria comigo e todos assumiram compromisso. No dia 31 de julho do ano passado era criada a CDL Guabiruba”.

Qual a finalidade da CDL?

Ainda segundo Rothermel, é no órgão que os comerciantes possuem a segurança de poder consultar crédito para liberar, ou não, crediários para clientes dos mais diversos tipos de estabelecimentos. “Esse é o principal benefício que o comerciante tem. Quando o cidadão entra no seu comércio e pede crediário, você tem de estar cercado de um aparato que dê informações sobre esta pessoa. Porque nem todo mundo honra o pagamento de suas compras efetuadas”.

Além disso, a Câmara dos Dirigentes Lojistas realiza diversos cursos, palestras e aulas para que todos os seus associados possam tornar mais rentável os seus negócios. Atualmente, para se associar à entidade, é preciso pagar uma mensalidade de R$ 62 mensais. A CDL Guabiruba está situada na Rua 10 de Junho, na sala 401, no mesmo local onde estava o antigo cartório do município vizinho a Brusque.

por Wilson Schmidt Junior

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.