Unifebe Vargas Câmara

Cako: É mais do que um lanche. São 43 anos atendendo várias gerações

grupo cako

Qual brusquense não conhece o Cako Lanches? A empresa, nascida em 1974, em um trailer  atravessa gerações na arte de servir lanches. Hoje a empresa se transformou em um grupo que conta com filial em Itajaí e uma pizzaria em Brusque.  A empresa iniciou suas atividades próximo ao antigo Posto Jardim, no cento de Brusque.  Há relatos de que foi a primeira lanchonete a vender X-Salada por aqui.

O Olhar do Vale vai contar essa história, mas para isso vamos voltar um pouco no tempo, lá na década de 70, mais precisamente no ano de 1974. O primeiro proprietário da empresa ficou pouco  tempo a frente do negocio e vendeu o estabelecimento para os irmãos Osmar dos Santos e Luís dos Santos.

Os sócios ficaram um ano alí ao lado do Posto Jardim e depois se mudaram para uma pracinha próximo ao Colégio Honório Miranda.  Naquele local foram mais dois anos e depois mudaram para o endereço onde ficaram por mais tempo: Em frente ao Terminal Urbano, no espaço anexo ao antigo pavilhão Antonio “Neco” Heil, a já demolida praça da FIDEB.

IMG_2796

A empresa ficou neste endereço por trinta anos onde deixou o espaço em 2007 quando mudou para o endereço atual. Hoje a empresa está localizada em um espaço amplo na rua Moritz Germano Hoffmann, 100 no centro.

Novo administrador e guinada nos negócios

O atual proprietário do Cako, Misael Foppa,  entrou no negócio em setembro de 2001 como administrador. E foi por acaso, após passar um tempo em Londres, retornou a Brusque e entrou no negócio.  Em 2007, com a derrubada do que existia no local para a possível implantação de uma Rua 24 horas, Misael tratou de procurar outro lugar para o Cako Lanches. Assim, também começou a fazer parte do quadro societário da empresa, passando a ser sócio majoritário em 2007. Um novo espaço construído para atender melhor o volume de clientes que não parava  de crescer:

“Eu caí meio de gaiato no negócio. Eu não tinha intenção. Fui morar em Londres no ano 2000, fiquei um ano, quando eu voltei surgiu a oportunidade e acabei pegando gosto pelo negócio. Na oportunidade, a empresa não tinha tele-entrega e não abria aos sábados.  Aí a gente foi adaptando.  Durante sete anos, a empresa começou a funcionar de segunda a segunda até uma hora da manhã. “Trabalhávamos direto, sem folga, mas foi onde a gente cresceu muito”, afirma.

Misael conta que a empresa já atendeu, o avô, o pai, o neto. Geração após geração, o Cako passou para o coração dos brusquenses:

“Hoje tem gente que traz o neto aqui, tem gente que vem e diz: Estou trazendo o meu neto, mas o meu pai já me trazia aqui.

Se o número de clientes aumentou a estrutura também. O crescimento foi obrigatório para atender a grande demanda. “Passamos de vinte mesas  para sessenta mesas.  O pessoal me chamava de doido, mas hoje eu vejo que as vezes o lugar fica pequeno”,contamos também com o serviço de tele-entrega onde temos oito motos”, conta Misael.

IMG_2798 (1)

Hoje o Grupo Cako conta com a matriz em Brusque e também uma pizzaria, criada em 2010, para atender os pedidos dos clientes que almejavam também por pizza. Cako Pizzas está situado no Archer Boulevard e uma filial do Cako Lanches no bairro São João em Itajaí. A empresa conta com setenta colaboradores.

Expansão

De acordo com Misael a expectativa é de expansão. A empresa deve abrir mais uma unidade no ano que vem. Misael vai decidir se a nova filial do Cako será em Balneário Camboriú ou Blumenau. Mas a idéia é ir devagar.

 Novos lanches.

A empresa criou uma série de lanches novos, são os chamados Hambúrgueres Artesanais , que já faz sucesso. O lanche contém hambúrgueres 100% carne e são grelhados. O pão é assado na hora com um molho especial da casa.   Confira os novos lanches do Cako:

 

Publicado por Olhar do Vale

Cako: É mais do que um lanche. São 43 anos atendendo várias gerações
1 (20%) 1 vote

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.