Unifebe Vargas TEVAH

Apae de Brusque recebe doação da Federação das Apaes de Santa Catarina

O presidente da Federação das Apaes de Santa Catarina (Feapaes-SC), Julio Cesar Aguiar esteve na última  terça-feira, 25 de julho, na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque. A visita teve como objetivo a entrega de dois kits de PediaSuit, equipamento utilizado para a melhoria da coordenação motora e o desenvolvimento dos alunos da entidade.
A doação da Apae de Brusque é o resultado de uma parceria da Federação com o Ministério Público do Trabalho, que através do repasse de uma verba permitiu à Feapaes-SC  a aquisição de 14 kits. Em todo o Estado serão distribuídos quase 90 kits, sendo 18 deles itinerantes. “Ou seja a Apae que não foi contemplada com algum equipamento irá recebê-lo por três ou quatro meses para o tratamento de seus alunos. Com isso esperamos que em um curto espaço de tempo 100% do Estado seja atendido”, completou Aguiar.
Segundo ele, a Apae de Brusque é referência no Estado e o PediaSuit era um equipamento que estava faltando para a melhoria no atendimento prestado pela entidade. “Esses kits vêm dar aos nossos alunos com deficiência motora melhores condições significativas, já que muitos que não andavam hoje andam. Todos os alunos que fazem esse protocolo, diariamente, por determinado período, têm resultados fantásticos, já que ele é responsável a estimular o aluno que não se locomove a andar. No Estado, são mais de 200 ex-cadeirantes, após o uso do protocolo”, explicou o presidente da Feapaes-SC .
Para o presidente da Apae de Brusque, Sebastião Ernani Póia foi um privilégio para a entidade ser contemplada com os kits que podem diminuir sensivelmente  a deficiência motora dos alunos. “É pleito que já tínhamos feito na Federação e temos certeza que irá beneficiar muito os alunos da nossa instituição. Vamos preparar a nossa equipe que fará os atendimentos e com certeza quem ganha com isso não são só os nossos alunos, mas toda a sociedade em si”, frisou Póia.

Saiba mais
O Protocolo Pediasuit é uma abordagem terapêutica para indivíduos com distúrbios neurológicos, como paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento, lesões traumáticas cerebrais, autismo e outras condições que afetam o desenvolvimento motor e/ou as funções cognitivas.Trata-se de um programa de tratamento estabelecido com base nas necessidades individuais da criança, constituído por exercícios específicos e intensivos que ajudam a minimizar reflexos patológicos e fomentam o estabelecimento de novos padrões de movimentos corretos e funcionais.
O Suit consiste em colete, touca, calções, joelheiras, calçado e um sistema de elásticos ajustáveis, que desempenha um papel crucial na regulação do tónus muscular e na função sensorial vestibular (Informações adicionais: site da Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras).

A Apae de Brusque
Fundada em 14 de setembro de 1955, a Apae de Brusque é a primeira Apae formada em Santa Catarina e a segunda constituída no Brasil. Seu início foi marcado após o nascimento de Pierre Moritz, filho dos saudosos Ruth e Carlos Moritz. Em 2017 a entidade completa 62 anos, e Pierre ainda é um dos seus alunos. Com ele, mais 322 estudantes recebem atendimento diário.
Ao longo da trajetória da Apae, pais e amigos se juntaram à caminhada e contribuem de forma permanente, visando o fortalecimento da instituição e a qualidade dos serviços prestados. A Apae Brusque oferece atendimento gratuito em todas as suas frentes de atuação.

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.