Unifebe Vargas Câmara

Agências bancárias voltam a atender em Brusque

P_20151027_100639As agências bancárias de Brusque voltaram a atender na manhã desta terça-feira (27). Após quase três semanas de greve, os bancários optaram por seguir a orientação nacional e retomaram os atendimentos ao público.

Os bancários entraram em greve para reivindicar reajuste salarial e outros benefícios para a categoria. A Federação Nacional dos Bancos (Funaban) e os bancos optaram por um reajuste de 10%, enquanto a categoria pedia 16%. De acordo com o presidente do Sindicato dos Empregados Estabelecimento Bancários Brusque, Mário Dada, o índice não atendeu as expectativas dos bancários. “Os bancos tiveram crescimento de mais de 27% este ano. O reajuste ficou em 10%, apenas 0,12% de ganho real. Foi o pior reajuste dos últimos dez anos na categoria”, explica.

A negociação teve início com um índice de 5,5%, proposto pela Funaban e pelos bancos públicos. Segundo Dada, a categoria não aceitou a primeira proposta porque haveria muita perda no ganho real do reajuste. “A justificativa que eles deram foi a crise que o país enfrenta. Mas, o único setor que não está em crise é do banqueiro”, diz.

Os bancários pediam também mais contratação de funcionários. Entretanto, a solicitação não foi atendida pela Federação Nacional dos Bancos. De acordo com Dada, mais de seis mil funcionários foram demitidos em todo o país, somente este ano. “Essa reivindicação não foi atendida. A previsão é de que não contratem ninguém até setembro do ao que vem”, explica.

Para o presidente, perde a classe dos bancários, mas também a população, que deixar ter atendimento de qualidade. “Os banqueiros estão direcionando os serviços para o autoatendimento. Mas, quando a população precisar de atendimento, não terá qualidade, porque faltam funcionários”, salienta.

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.