Unifebe Vargas Neni TEVAH

UNIFEBE e Família Renaux firmam parceria para preservar história municipal

assinatura-villa-renaux (2)Em um cenário que parece ter saído direto das páginas de um livro de história da década de 1930, o reitor da UNIFEBE Günther Lother Pertschy e o representante da família Renaux, Vitor Renaux Hering, assinaram o termo de cooperação do projeto ” Villa Renaux – Fazendo e valorizando a história” que preservará documentos, registros, negativos de fotos, mobília e a construção da casa historicamente mais importante de Brusque.

A assinatura do convênio foi realizada no escritório do Cônsul Carlos Renaux, primeiro morador do casarão construído em 1932. O tom de importância do momento foi ressaltado pela interpretação do hino de Brusque, tocado pelas pianistas da Associação Artístico Cultural de Brusque (Assac), que conduziram a trilha sonora da solenidade dentro do casarão. Aos visitantes, a arquitetura impecavelmente conservada e o mobiliário tradicional da época do Cônsul proporcionaram uma verdadeira imersão no tempo.

Parceria

Segundo o reitor Pertschy, a parceria é um marco para a história da UNIFEBE e de Brusque e sua região.

— Com muito orgulho e bastante emoção, nós desencadeamos ações reais para preservar todo esse acervo e em breve transformar tudo isso em um museu digital, e lá na frente, quem sabe em um museu físico. Cada peça e ambiente conta uma história de uma determinada época, que eu considero uma pedra preciosa em termos de história e que poderia sim, de alguma forma, ser democratizada para o conhecimento da nossa comunidade como um todo — afirma.

Para Hering, o futuro do casarão será definido de acordo com as estratégias traçadas ao longo do projeto.

— O presente está bastante claro com essa interação com a universidade. Todos os propósitos já foram estabelecidos e é isto que está em execução dentro da casa. Por parte de professores e alunos irá emergir o futuro. Como será ainda não sei exatamente, mas, certamente, a casa ficará mais disponível para a sociedade de Brusque — destaca.

A pró-reitoria de pós-graduação, pesquisa e extensão, Edinéia Pereira da Silva Betta explica um pouco mais dos projetos em andamento.

— Nós já iniciamos esse trabalho de pesquisa com uma equipe multidisciplinar de professores de diferentes cursos e alguns alunos. São seis professores envolvidos, trabalhando na preservação de todos os documentos que temos na casa. Inicialmente, nós estamos segmentando toda documentação, buscando a memória de cada documento, de cada móvel, cada detalhe. Não é somente a história da família Renaux, mas a história da cidade de Brusque e ela se funde com a história da cidade. Nós temos imagens e vídeos de toda a cidade aqui na casa e em todo o acervo — conta.

Projetos:

Pela janela do tempo: o Direito e a vida operária no contexto da Vila Pomerânia.

Professor: Ricardo José Engel e acadêmica Bethina Fernanda Franco Cavichioli

Curso: Direito

 

Teciteca virtual: Digitalização e ampliação do acervo para pesquisa de moda

Professor: Robson Souza dos Santos e acadêmica Andressa Guedert Pavesi

Curso: Design de Moda

 

Mapeamento da memória visual de Brusque: O registro fotográfico familiar e a construção da memória sociocultural e afetiva da cidade

Professor: Robson Souza dos Santos e acadêmico Rodrigo Carretero Camargo de Oliveira

Curso: Design Gráfico

 

Museificação digital do patrimônio arquitetônico de Brusque – Casarão Villa Renaux

Professor: Francisco Alberto Skorupa e acadêmica Ariele Mahara Marchi Freitas

Curso: Arquitetura e Urbanismo

 

Museificação digital de interiores arquitetônicos em Brusque

Professor: Francisco Alberto Skorupa

Acadêmica: Paloma Doabroski Lana

Curso: Arquitetura e Urbanismo

 

A história do imigrante alemão Carlos Renaux contada a partir de fotografias

Professora Rosemari Glatz e acadêmica Lara Vantzen Kempfer

Curso: Publicidade e Propaganda

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.