Unifebe Vargas Neni TEVAH

Tradicional Festa de N. Senhora de Azambuja ocorre neste final de semana

Programação inclui missas, completo serviço de bar e cozinha, boa música e muita animação

28447008

O terceiro final de semana de cada mês de agosto, em Brusque, é sempre marcado pela Festa de Nossa Senhora de Azambuja. Tida como uma das maiores celebrações do estado, o evento é reconhecido pelas missas,romarias, promessas e  pelos serviços gastronômicos, pelas tradicionais barraquinhas e pela animação da comunidade, que sempre espera ansiosamente pela chegada das caravanas de outros municípios.

Em 2017, não será diferente. Neste sábado e domingo, 19 e 20 de agosto, quem prestigiar a festividade vai poder desfrutar do delicioso churrasco, do famoso cachorro-quente, da incomparável cuca, além da boa música e das opções de compra. Há os que também chegam ao Vale de Azambuja para pagar e efetuar promessas.

A programação tem início às 19h de sábado, com uma missa no Santuário Nossa Senhora de Azambuja. Após a celebração, ocorrerá uma procissão no morro do Santuário de Azambuja com queima de fogos. A festa prossegue com completo serviço de bar e cozinha. No domingo de manhã acontecem mais duas missas, respectivamente às 7h30 e às 10h. A partir do meio-dia, as celebrações ocorrem de hora em hora, até às 19h. A festa, porém, prossegue normalmente no decorrer dos atos litúrgicos.

“Toda a renda da festa será dividida entre o Santuário, o Seminário e o Hospital de Azambuja. O Santuário receberá 34% do lucro, o Seminário, 33%, e o Hospital, 33%. Pedimos que a comunidade prestigie e mantenha firme esta tradicional festividade”, convida o diretor-Administrativo da unidade hospitalar e Vigário Paroquial do Santuário, Padre Nélio Roberto Schwanke.

Tradição

A primeira edição da Festa de Nossa Senhora de Azambuja ocorreu nos idos de 1892. À época, os festejos ocorriam sempre em 26 de maio, considerado o dia da aparição de Nossa Senhora de Caravaggio. Porém, quis o destino que as chuvas sempre atrapalhassem o evento.

Com a grande repercussão que a celebração tomou, a partir de 1900 ela começou a ser efetuada em 15 de agosto, conhecida como Festa da Assunção de Nossa Senhora. Em 1984, já conhecida como Festa de Nossa Senhora de Azambuja, o Santuário se viu obrigado a organizar os festejos em outubro, por conta de uma grande enchente que assolou o município. No ano seguinte e desde então, o terceiro final de semana de agosto é sempre reservada para a maior festa religiosa da cidade.⁠⁠⁠⁠

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.