Unifebe Vargas Câmara

La Quinta Notte Della Cultura Italiana preserva tradição em Guabiruba

A festa será na Capela Santo Antônio, Lageado Alto, no dia 21 de março;

festa 2014 2

Foto: Prefeitura de Guabiruba –

Guabiruba – La Quinta Notte Della Cultura Italiana di Guabiruba, tradicional evento da cultura europeia no município, está com os preparativos a todo vapor, inclusive com a venda do prato típico pelos integrantes do grupo Tutti Buona Gente e do Memorial Ítalo Guabirubense Sacristão Francesco Celva, e no Stedile Materiais de Construção, localizado na Rua Brusque, Centro do município.

A festa será na Capela Santo Antônio, Lageado Alto, no dia 21 de março, e terá apresentações culturais, missa italiana com a participação de coral italiano de Botuverá a partir das 17h, e baile com o grupo musical Ciribim, da cidade de Rodeio (SC). O acesso ao local é gratuito, apenas o ingresso para o prato típico deve ser adquirido antecipadamente no valor de R$ 22. No local, haverá outras opções de gastronomia que poderão ser adquiridos na hora, como pizza e polenta frita com queijo, no entanto, não serão comercializados os convites para o prato típico durante a Notte para que a organização possa preparar a polenta com galinha na quantidade a ser consumida.

O coordenador de La Quinta Notte Della Cultura Italiana, Waldemiro Dalbosco, afirma que o objetivo da festa é divulgar e preservar essa cultura no município. “Quem conhece Guabiruba sabe que ela foi predominantemente colonizada por alemães, mas uma pequena parcela de italianos se estabeleceu no Lageado Alto e tem toda sua história construída com descendentes da Itália. E a festa auxilia a manter essa tradição”, pontua.

Os recursos arrecadados são destinados a manter viva a cultura italiana, como preservar o Memorial Ítalo Guabirubense Sacristão Francesco Celva, que é o museu construído no Lageado Alto, o qual preserva fotos, instrumentos de trabalho e objetos pessoais pertencentes aos antepassados italianos. “Queremos preservar o que fez parte do nosso passado para que a gente possa viver o presente, ir em direção ao futuro, sabendo das nossas origens”, destaca Dalbosco.

Todos estão convidados para a festa feita com o jeito italiano de ser, que terá apresentações de danças com o grupo Tutti Buona Gente, demonstrações do jogo da Mora, entre outras atrações. São esperadas aproximadamente 4 mil pessoas.

Um par de cartões para o jantar será sorteado no Facebook da Prefeitura de Guabiruba. Para participar, basta curtir a Fan Page /prefguabiruba e em seguida clicar em Promoções e em Quero Participar. O sorteio será no dia 17 de março. Mais informações pelo telefone 3354- 0075 com Waldemiro Dalbosco.

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.