Unifebe Vargas Câmara

Fundação Cultural de Guabiruba lança projeto para criação de Orquestra Municipal

O objetivo é desenvolver a arte da música, associando o seu ensino com o cotidiano do aluno, trabalhar a inclusão social e a diversidade cultural.

banda de percussão Das Lebeslied

Foto: Prefeitura de Guabiruba –

Que Guabiruba tem muitos talentos musicais espalhados em corais, bandas e fanfarras da cidade, não é novidade. Mas que a partir de agora esses talentos podem se unir para a formação de uma orquestra municipal, é notícia saída do forno. A Fundação Cultural de Guabiruba lançou na quarta-feira, 22, o Projeto Orquestra Municipal de Guabiruba com a publicação do edital para as inscrições no site www.guabiruba.sc.gov.br. Podem participar crianças a partir do 6° ano, jovens e adultos e as inscrições devem ser feitas na Fundação até o dia 30 de abril.

O objetivo é desenvolver a arte da música, associando o seu ensino com o cotidiano do aluno, trabalhar a inclusão social e a diversidade cultural. “Queremos formar músicos capazes de se relacionarem em qualquer ambiente, para que assim se consiga multiplicar o que foi ensinado”, afirma o superintendente da Fundação Cultural, Gilmar José Celva. São 30 vagas disponíveis.

O projeto surgiu da necessidade do município disponibilizar algo a mais para incentivar os talentos da cidade. “A ideia foi pensada juntamente com o maestro Marcelo Heckert para unir os nossos talentos. Não necessariamente as pessoas precisam tocar algum instrumento. O projeto contempla também as que não têm conhecimento na música e que queiram aprender e se dedicar. Por isso existem diferentes módulos que contemplam o projeto”, explica Celva.

A estimativa para a formação da orquestra é de dois anos. Neste primeiro momento o propósito é desenvolver no aluno as habilidades e competências concernentes ao mundo da música, envolvendo atividades de apreciação, execução e criação musical. “O projeto oferece atividades variadas, visando  uma formação abrangente em que o aluno possa ouvir, solfejar, escrever e executar um instrumento, além de conhecer a cultura musical”, pontua o superintendente.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3354-6991.

Confira as Vagas:

Violino: 08

Violoncelo: 02

Flauta Transversal: 02

Clarinete: 02

Saxofone Alto: 01

Saxofone Tenor: 01

Trompete: 03

Trombone: 02

Guitarra: 01

Contrabaixo Elétrico: 01

Teclado: 02

Violão: 02

Percussão (Bateria, Glockenspiel e acessórios): 03

 

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.