Unifebe Vargas Neni TEVAH

Francisco Cuoco é o ator convidado para “Paixão e Morte de um Homem Livre”

Ator global vai interpretar Neftali, um sumo sacerdote que julga Jesus;

Foto: divulgação -

Foto: divulgação –

Guabiruba – São 62 anos de carreira, 27 peças de teatro, 10 filmes e 57 novelas. Em 2017, o ator global escolhido para fazer parte do espetáculo “Paixão e Morte de um Homem Livre” é Francisco Cuoco. Ele, que já participou da peça “Paixão de Cristo” em Nova Jerusalém (PE), chega a Guabiruba para representar o sumo sacerdote Neftali.

“Inicialmente não tínhamos a ideia de convidar um ator profissional para participar desta edição do espetáculo. Mas, diante da possibilidade do projeto e, sobretudo, de uma vaga em aberto no enredo, nós encontramos um perfil que se encaixava bem à necessidade. O sumo sacerdote Neftali era alguém sábio e mais idoso, que combina perfeitamente com o que conhecemos de Francisco Cuoco”, explica o presidente da Associação Artístico Cultural São Pedro (AACSP), Marcelo do Nascimento.

Segundo ele, a proposta também valoriza os cerca de 350 atores voluntários e os patrocinadores, porque engrandece o projeto como um todo. “A cada edição o espetáculo vai tomando uma dimensão maior, está mais presente na mídia e desperta o interesse e a curiosidade nas pessoas. O que move tudo isso são centenas de voluntários que se comovem por fazer parte de algo tão belo que é a história de paixão, morte e ressurreição de Jesus”, afirma Nascimento.

De acordo com o presidente da AACSP, a expectativa de dividir o palco com Francisco Cuoco é grande, especialmente pela carreira do ator. “Desde pequenos ouvimos nossas mães, tias e avós conversarem sobre Francisco Cuoco. É um nome muito conhecido da televisão brasileira. Ter um ator desde gabarito ao nosso lado é uma emoção enorme, uma satisfação em ver no que o nosso projeto se transformou”, avalia.

Os custos de contratação de Francisco Cuoco, bem como a maioria das despesas do espetáculo estão amparados pelos patrocinadores, através da Lei Rouanet de incentivo à cultura. Nesta edição patrocinam o projeto as empresas Guabifios, Archer, Mcju e ZM. Há ainda o apoio da Prefeitura de Guabiruba.

O espetáculo “Paixão e Morte de um Homem Livre” será apresentado nos dias 13 e 14 de abril, no pátio da Igreja São Cristovão, no bairro Aymoré, em Guabiruba. Os ingressos estarão à venda a partir do mês de março, ao valor de R$ 10.

Coletiva de imprensa - Foto: divulgação -

Coletiva de imprensa – Foto: divulgação –

Sumo sacerdote Neftali

O diretor artístico do projeto, Marcelo Carminatti, conta que as famílias dos sacerdotes eram provenientes de quatro castas, bastante ricas e influentes. O sumo sacerdote Neftali, mais velho e sábio, pertencia a uma destas castas e se sentia ofendido pelas palavras de Jesus.

“Cristo, com suas respostas inteligentes, muitas vezes ridicularizava os sacerdotes, que lhe faziam perguntas dúbias. Uma destas perguntas era sobre o pagamento de impostos. Jesus disse: dai a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus. Assim ele não ofendia nem os judeus e nem os romanos. Os sacerdotes, por sua vez, ficavam sem graça. Neftali não concordava com as atitudes de Jesus e estava disposto a exterminá-lo”, adianta Marcelo.

Segundo ele, a escolha de Cuoco para o papel de tamanha magnitude vai permitir que o ator demonstre sua capacidade de interpretação. E o envolvimento com o espetáculo já começou.
“Ele estava no estúdio para a gravação e quis trocar uma ideia sobre uma palavra no texto que não estava conseguindo conciliar. Nos falamos por telefone, fiz algumas sugestões e ele gostou do resultado. Demonstrou interesse pelo projeto, quis saber como estão os preparativos e disse que tem certeza de que será um grande espetáculo. Ele está esperando por isso” enfatiza Carminatti.

Francisco Cuoco

Em 2017, o ator Francisco Cuoco vai participar do espetáculo “Paixão e Morte de um Homem Livre”. Ele, que já contracenou com grandes nomes das artes cênicas, vai dividir o palco pela primeira vez com mais de 400 atores voluntários, todos apaixonados pelo projeto que há mais de três décadas emociona moradores de Guabiruba e região.

Francisco Cuoco tem descendência italiana. Estreou na televisão em 1955 e, desde então, assumiu o posto de galã das telenovelas brasileiras. Trabalha na TV Globo desde 1970 e atualmente interpreta o personagem Gaetano De Angeli, na novela Sol Nascente.

Com uma carreira consolidada no teatro, cinema e televisão, o ator fará uma participação especial no espetáculo “Paixão e Morte de um Homem Livre”, trazendo ao palco de Guabiruba toda a experiência de quem vive de arte e é aclamado pelos palcos do Brasil.

por Assessoria de Imprensa

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.