Unifebe Brusque Vargas Têxtil

Exclusivo: Olhar Do Vale entrevista Paulinho Mixaria

Humorista atendeu nossa reportagem durante sua presença em Brusque

Foto: Guilherme Rinaldi -

Foto: Guilherme Rinaldi –

Brusque – Paulinho Mixaria, talvez um dos humoristas mais aclamados de todo o Brasil, título alcançado pela sua facilidade em fazer o público rir aliada a sua vasta experiência de palco, encontra-se em Brusque para dois shows na Ophera Casa de Eventos. E a reportagem de Olhar do Vale (ODV) prestigiou, durante a noite desta quarta-feira (9), a primeira de duas apresentações que o gaúcho fará no município. Com casa lotada, foram mais de duas horas de um humor leve, inocente, descontraído e desprovido de qualquer tema apelativo.

Após o seu stand up, entrevistamos o artista em seu camarim. Porém, antes, fizemos questão de aprecia-lo atendendo de maneira atenciosa um a um, todos os seus fãs, que fizeram fila para garantir um retrato com o piadista. De acordo com o que nos contou Paulo Roberto Alves da Silva – esse é seu verdadeiro nome –, a sua vontade de seguir carreira no humor começou quando ele foi ao circo pela primeira vez.

“Eu assisti o palhaço atuando e, até então, não sabia que existia alguém que fazia os outros rirem. Quando eu vi, me encantei com aquela arte que fazia adulto, criança e idoso rir. Então, aquilo me tocou no coração de uma forma que dali em diante eu botei na cabeça que eu queria fazer isso. Queria ser palhaço, queria fazer as pessoas rirem”, afirmou Mixaria, com exclusividade, para ODV.

Uma das principais características dos shows realizados por Paulinho em todo o Brasil e em alguns locais da América Latina é, justamente, o fato de ele ser abrangente, sem restrição de idade. “Assim como eu pude assistir aquele palhaço se apresentando, eu não tenho o direito de fazer um show, um repertório em que aquela criança não possa entrar. Porque em algum momento da minha vida, em alguma cidade em que eu esteja, tenho certeza que alguma criança vai assistir e vai querer pensar o mesmo: eu quero fazer isso. E amanhã ou depois estará aí no meu lugar, fazendo as pessoas rirem com humor simples e sem palavrões”.

E não precisa ser um observador muito atento para perceber que o artista, durante as suas apresentações, deixa sutilmente dicas saudáveis para as crianças como, por exemplo, respeitar os pais, estudar e ler bastante. “Hoje não teve tempo, mas eu também costumo passar sobre os cuidados com drogas e companhias. Os jovens às vezes pensam que pra ser homenzinho precisam beber e fumar. Hoje em dia essas coisas estão tão perto de nossas crianças, perto de nossas casas, perto de nossas escolas, então eu costumo falar. O show tem duas horas, então dá pra falar alguma coisa pra deixar uma mensagem no coraçãozinho dessa criançada. Eles são nosso patrimônio. São eles que irão cuidar da gente mais pra frente, então temos que cuidar deles agora”, comentou ele, durante a entrevista.

O início

Antes de lotar teatros e casas de eventos Brasil afora, Paulinho Mixaria se apresentava em hotéis e, também, ônibus de turismo. Para ele, foi um grande aprendizado que, hoje, é o grande causador de seu sucesso. “Desde que vi aquele palhaço, canalizei minha vida para isso. Estamos até hoje tentando aprender. Porque não é fácil essa lida de fazer os outros rirem”.

Inspiração

Paulinho é bastante religioso. Durante sua fala, nos disse que os anjos sempre estão lhe rodeando, trazendo inspirações nas coisas mais simples de sua vida. “Quando a gente se propõe a fazer um trabalho bacana, que seja positivo, nunca falta inspiração. Tudo é motivo pra gente criar. É muito improviso. Eu nunca escrevo história nenhuma que conto. Eu quase não conto piadas. Eu conto fatos que na maioria das vezes aconteceram. Eu sempre busco um ângulo engraçado nas coisas que me acontecem, desde que não seja pejorativo, que não agrida; que não ofenda”, finalizou.

Apesar de pouco estudado, Mixaria lê muito. Isso lhe possibilitou a publicação de quatro livros, o primeiro com poemas, sonetos e piadas, feito aos 15 anos de idade. Além disso, ele já possui sete CDs, dois DVDs e, até mesmo, um longa metragem já lançado.

por Wilson Schmidt Junior

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.