Especial Rainhas: 24º Reinado – Janara Girardi/2009


f225b268de09796cd7ad64d3d355bd70
Foto: Prefeitura de Brusque

A Festa Nacional do Marreco vinha de uma sequência de edições com baixo prestígio. Em 2008, a Fenarreco registrou baixo número de participação do público. No ano seguinte, em 2009, o governo municipal buscou repaginar a festa, resgatando novamente a tradição germânica, com bandas típicas e grande foco na divulgação.

A festa ganhou uma cara nova e, com ela, uma nova maneira de escolher as representantes da Fenarreco, modelo que permanece até os dias de hoje. A ex-rainha que estampa a série de hoje fez parte das novidades da 24ª Festa Nacional do Marreco.

Janara Girardi havia sido princesa na edição anterior da festa e, para ela, a renovação da Fenarreco foi positiva. “Como rainha vi uma preocupação e investimento mais forte em relação à recuperação e sucesso da festa. Nossa cidade estava precisando ver novidades para voltar a acreditar na nossa festa ao invés de sempre achar que as de outras cidades são melhores. Foi um ano muito produtivo e de fato renovador para quem visitou a Fenarreco naquele ano”, comenta.

Publicidade

De acordo com a ex-rainha, era possível perceber a diferença nas pessoas que visitavam a festa e também na forma em que foi organizada. Para ela, poder participar da transformação da festa teve um sentimento especial: realização. “Nosso trabalho durante todo o ano já foi diferente, fomos mais longe e a mais lugares divulgar, fora todas as novidades que estavam trazendo. Isso tudo fez com que nos dias da festa como rainha, eu me sentisse extremamente realizada, e feliz de ter ajudado a reconstruir aquilo tudo”.

Após o ano em que recebeu a faixa de rainha, Janara não teve mais contato com a festa. Casou-se e morou por um tempo em São Paulo. Casada com o técnico de voleibol, Maurício Thomas, e grávida de seu segundo filho, prefere ter a lembrança do ano em que ajudou a resgatar a principal festa da cidade. “Da minha parte vou sempre acreditar e guardar com muito carinho a Fenarreco, tendo problema ou não é a festa da minha cidade. Faz parte da minha infância, da vida da minha família, da minha cultura como moradora do município”.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.