Unifebe Brusque Vargas Têxtil

Cultura viva em Botuverá: Festa do Produtor marca final de semana

Além do completo serviço de bar e cozinha, às 22h deste sábado ocorrerá um grande baile;

BOTUVERÁ

Foto: Prefeitura de Botuverá –

Botuverá – No próximo sábado (7), a tradição toma conta do município vizinho a Brusque, Botuverá, com a realização de mais uma Festa do Produtor. O evento começa a partir das 18h, com a realização de uma missa na Paróquia São José. Logo depois, no salão de festas, tem início o completo serviço de bar e cozinha com a venda de um saboroso prato de Polenta com Galinha, mais que tradicional na cidade de origem Italiana. Os cartões estão sendo comercializados na secretaria paroquial ao preço de R$ 15. A partir das 22h, ocorrerá o tradicional baile com a dupla Zé Marcos e Gustavo.

De acordo com o tesoureiro da Paróquia São José e presidente da Câmara de Vereadores de Botuverá, Valmor Costa (PMDB), as festividades tiveram início em meados de 1990. Denominada à época de Festa do Fumo, durante dois dias, geralmente um sábado e domingo, os munícipes celebravam e agradeciam o ano anterior de produção. O fumo representava 80% da renda da cidade.

Algum tempo antes da realização, voluntários paroquiais passavam nas residências de produtores para recolher alguma quantidade de fumo que, depois de vendida, teria o lucro revertido para a realização do evento. “Teve um ano que recolhemos 200 arrobas de fumo. Era uma forma de agradecer à Deus um bom ano de produção”, afirma.

Porém, mudanças na conjuntura política municipal ocasionou a diminuição considerável da produção de fumo. Mesmo assim, a cidade continuava tendo como principal fonte de arrecadação a produção rural. É neste momento que o evento começou a ser chamado de Festa do Produtor. Apesar de não ter mais o mesmo público e duração de outrora, os organizadores não querem deixar morrer a tradição. “As vezes não entendem o objetivo de continuarmos realizando a Festa do Produtor. Nós queremos continuar resgatando a cultura de Botuverá”, ressalta Valmor.

A Paróquia São José está situada na Rua Padre Carlos Enderlin, no Centro, em Botuverá.

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.