Unifebe Vargas Câmara

Cultura pop! Fã brusquense aguarda estreia do novo Star Wars

Saiba mais sobre a paixão de uma brusquense pela saga Guerra nas Estrelas;

ehbomsaber_StarWarsDespertarDaForça

Foto: divulgação –

Brusque – Faltando nove dias para a estreia do filme Star Wars – O Despertar da Força ou somente Star Wars Episódio VII, já começam a faltar unhas para os fãs da saga intergaláctica que chegou aos cinemas pela primeira vez em 1977, há 38 anos. Não é por menos que os cinemas de todo Brasil já começaram a vender os ingressos, prevendo grandes filas e públicos para a première, que ocorre no próximo dia 17, uma quinta-feira.

Em Brusque não é diferente. A cidade também possui um considerável número de apaixonados pela trama trazida às telonas pelo cineasta George Lucas, 71. Vale lembrar que, agora, a Walt Disney Pictures será a responsável pela continuidade da série cinematográfica, antes conduzida com esplendor pela Lucas Film, comprada recentemente pelo estúdio californiano. J. J. Abrams, 49, dirigiu o mais recente episódio.

A jornalista brusquense Aline Kroetz, 29, é uma das aficionadas pelo fenômeno pop que já rompe décadas de sucesso. E é com ela que o Portal Olhar do Vale (ODV) conversou durante esta semana. O objetivo foi saber quando surgiu o gosto por Guerra nas Estrelas e, também, as quantas andam a ansiedade para a estreia da película.

Uma das várias artes divulgadas do filme

Uma das várias artes divulgadas do filme

Confira a entrevista (alerta de spoiler para quem não viu nenhum dos filmes):

ODV: quando começou a sua paixão pela saga Star Wars?

Aline: comecei a gostar da saga por influência de alguns amigos. Diferente da maioria dos fãs eu não gostei de Star Wars no primeiro filme que eu vi. Eu fui ao cinema com um amigo há dez anos (em junho de 2005) para assistir a Vingança dos Sith, mas nunca tinha visto os outros filmes, então não entendi muita coisa. A vontade de assistir os outros filmes surgiu alguns anos depois, num desses papos no bar com os amigos. Eles gostavam de Star Wars e sugeriram que eu assistisse na ordem de lançamento dos filmes, então assisti os três primeiros e meses depois, os três últimos. Desde então, já foram cinco maratonas e atualmente estou assistindo pela sexta vez todos os filmes.

Aline Kroetz - Foto: reprodução/Facebook

Aline Kroetz – Foto: reprodução/Facebook

ODV: o que você mais gosta em toda a trama? A história, os efeitos, os atores ou algo não listado?

Aline: o que eu mais gosto no filme é como os personagens principais lidam com a Força, tanto o Anakin Skywalker – que acaba do lado negro da Força-, quando seu filho, Luke – que segue pelo caminho oposto de seu pai. É a boa e velha jornada do herói, a escolha entre o bem e o mau, que existe na maioria dos filmes e que nós, na vida real, também fazemos todos os dias e em todas as situações. Acho que a grande diferença é o quanto essa Força pode ser destruidora e poderosa, dependendo de como você usa ela.

No filme A Ameaça Fantasma, o mestre Yoda alerta o jovem Anakin – na época ele ainda era uma criança e tentava entrar para o treinamento dos Jedis – sobre o medo que ele sentia e que esse sentimento poderia ser perigoso e levá-lo para o lado sombrio da Força. Nos dois filmes seguintes, principalmente em A Vingança dos Sith, você percebe esse medo dominando o personagem e transformando ele no Darth Vader. Mas não foi algo que surgiu do nada, ele foi avisado inúmeras vezes, mesmo assim se entregou. O Luke também passa por várias chances de ceder ao lado sombrio, mas ele se mostra mais forte que o pai e acaba tendo um destino diferente.

 A força é importante para o desfecho e desenvolvimento do enredo do filme e saber como seria o destino desses dois personagens (Anakin e Luke), que seguiram por caminhos opostos, foi o que me motivou a assisti-los da primeira vez.

Quanto aos efeitos especiais, confesso que antes de conhecer toda a história dos filmes, achava meio tosco, principalmente nos três primeiros que foram lançados entre a década de 70 e 80. Mas depois vi que eles eram bem avançados para a época e isso chamou a minha atenção.

ODV: qual de todos os episódios foi o que você mais gostou até agora?

Aline: meu preferido é A Vingança dos Sith, porque marca a derrocada de Anakin Skywalker para o lado negro da Força e, assim, nasce o Darth Vader, que é na minha opinião um dos melhores vilões dos cinemas.

ODV: qual seu personagem favorito?

Aline: tem vários personagens que eu gosto, mas um dos meus preferidos é o Han Solo (Harrison Ford). Ele é um mercenário e se junta a Aliança Rebelde devido às circunstâncias, não é aquele típico herói de bom coração, pelo contrário. Além disso, tem a relação dele com a Princesa Leia, naquele estilo “entre tapas e beijos”, que ainda arranca algumas risadas, mesmo tendo visto o filme tantas vezes.

ODV: qual foi a coisa mais legal que você já fez quando o assunto é Guerra nas Estrelas?

Aline: olha, eu já vi fãs que gastaram fortunas comprando bonecos de Star Wars (que são bem caros, por sinal), o capacete do Darth Vader e outros objetos que lembram a saga. Eu nunca fiz nada demais. Claro que eu gostaria de ter tudo isso, principalmente o capacete que encontrei em Blumenau por R$ 200. Nesse ano fui até a Riachuelo por causa de uma promoção. Na compra de duas camisetas de Star Wars o cliente concorria a ingressos para o Star Wars Celebration, na Califórnia, que aconteceu este ano. Fiz dois amigos meus comprarem as camisetas também para que eu pudesse triplicar a minha chance, mas é obvio que eu não ganhei.

starwarsdespertardaforca_15-750x380

Foto: divulgação

ODV: pra quem tem receio ou ainda é um pouco cético quanto a começar a assistir toda a longa saga, qual o incentivo que você daria?

Aline: eu diria que toda a saga se tornou um ícone da cultura pop, além dos personagens marcantes, os filmes passam uma mensagem legal também. Mesmo aqueles que não curtem muito esse gênero de ficção, com certeza vão se identificar com algum personagem do filme.

ODV: como está se preparando para o novo filme que estreia em breve?

Aline: Estou bem ansiosa pro próximo filme, mas as informações sobre o enredo ainda são um pouco vagas. Assisti alguns vídeos dos personagens na Comic Con deste ano e os trailers do próximo filme. Mas a expectativa é muito boa, espero que traga muitas surpresas, além de ser muito bom rever todos aqueles personagens, como o Luke, a Princesa Leia, Han Solo, entre outros.

E você, já garantiu seu ingresso? Também é fã? Deixe seu comentário logo abaixo! Em Brusque os ingressos já estão sendo vendidos antecipadamente no Cine Gracher do Shopping Gracher e da Havan.

por Wilson Schmidt Junior

 

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.