Unifebe Vargas TEVAH

Casa de Brusque ganha importante prêmio estadual

Com o dinheiro arrecadado, a entidade irá digitalizar importantes documentos históricos brusquenses;

Foto: site Vale Europeu -

Foto: site Vale Europeu –

Brusque – Quem passa na frente da Casa de Brusque, situada na Avenida Otto Renaux, não imagina que dentro daquele pequeno museu encontra-se um pedaço imenso da história do município. E essa história promete ficar mais ainda ao alcance da população, já que a Sociedade Amigos de Brusque (SAB), que administra o local, foi contemplada com o prêmio estadual Elisabete Anderle, destinado à varios setores da cultura como circo, artes visuais, música, museus, patrimônio e apoio a eventos culturais.

De acordo com a historiadora Luciana Pazza, funcionária da Casa de Brusque, vários museus de todo o estado de Santa Catarina participaram do concurso. Com a assinatura do contrato, que ocorre hoje na Fundação Catarinense de Cultura (FCC), no Cic, em Florianópolis, a entidade irá receber R$ 18 mil que já tem destino certo. “Nesse projeto previmos a compra de equipamentos visando a digitalização do nosso acervo. Em específico a digitalização dos documentos da colônia, de 1860 a 1881. De acordo com o plano de trabalho, esse valor foi disponibilizado para a compra e contratação de mão de obra”, afirmou.

Para Pazza, a premiação vai representar mais acesso por parte da população a todo o acervo que a Casa de Brusque possui e, consequentemente, a história da cidade. “São documentos de 1860, raros, manuscritos e precisam ser preservados. Temos documentos dos primeiros administradores da colônia e toda a documentação precisa ser digitalizada (…) tenho que ressaltar a importância de termos uma instituição de Brusque premiada a nível estadual, que é mais difícil e estamos conseguindo isso. Pra Brusque, a preservação da história é muito importante”, finalizou ela.

por Wilson Schmidt Junior

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.