Ao Som dos Teares retorna aos palcos de Brusque

Foto: divulgação -

Foto: divulgação -
Foto: divulgação –

Brusque – Sucesso de público em 2016, com três sessões lotadas, o espetáculo teatral Ao Som dos Teares volta a ser encenado no Teatro do Cescb – Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque, dias 5 (sexta) e 6 (sábado) de maio, às 20h, e 7 (domingo) de maio, às 19h.

A peça – escrita, montada e produzida em Brusque – é inspirada na história real, e brusquense, que João Carlos Mosimann recuperou no livro Tragédia e Mistério na Villa Renaux – O caso criminal que abalou Santa Catarina (Insular, 2000). Os ingressos antecipados estão sendo vendidos a R$ 20,00 (inteira) e R$10,00 (meia) no www.portalticket.com.br

O drama no palco

Publicidade

Herdeiro de uma das mais tradicionais famílias catarinenses de todos os tempos, Ivo José Renaux (Roner Lucas) e sua esposa, Dagmar Sylvia (Talita Garcia), viviam num luxuoso palacete situado na avenida Primeiro de Maio, em Brusque, onde ele, em 30 de julho de 1949, um sábado, seria encontrado morto, com um tiro na cabeça, na cama do casal. Amália (Jenifer Schlindwein) e Elvira (Andressa Bigliardi), empregadas na Villa, são as personagens que – pelos registros – mais próximas estiveram de Ivo e Dagmar quando do fatídico acontecimento. No núcleo familiar de Ao Som dos Teares, aparecem o primo e vizinho da vítima, Erich (Arthur Bigliardi), a mãe Alvina (Janaina Antônia Garcia) e o tio de Ivo, Guilherme (Thyago de Lima Vandresen). Dos círculos sociais da Brusque daqueles tempos, são retratados também o delegado de polícia Álvaro (Luís Henrique Petermann) e a amiga íntima de Dagmar, Edla (Bianca Mascarenhas). A Justiça – determinante no desfecho do caso – é representada pelas figuras de Arão (Fernando Reis), detentor da inscrição número 1 da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Santa Catarina, e Laertes (Valmor Deunizio Jr.), advogado de defesa de Dagmar, consagrado como um dos maiores tribunos do seu tempo. A peça abre uma licença poética, ainda, para apresentar Deisi (Juliete Silva), personagem fictícia, baseada em relatos, confidente de Ivo.

Aprimoramentos

As parcerias firmadas pelo Trama Grupo de Teatro proporcionaram este ano algumas novidades. O figurino, criado por Andressa L. Bigliardi com inspiração na indústria têxtil, foi inteiramente reconfeccionado com tecidos cedidos pela RenauxView. Os elementos que compõem o cenário também foram refeitos, trabalho que ficou a cargo do ator e diretor de teatro Luciano Mafra. Já o cineasta Ricardo Weschenfelder propôs mudanças no sentido de enriquecer as projeções audiovisuais complementares à cena utilizadas em Ao Som dos Teares. Além disso, as cenas têm sido constantemente revistas e ensaiadas de forma a tornar o trabalho dos atores ainda mais impactante para o público – tarefa conduzida pelo diretor Silvio José da Luz e o assistente de direção Everton Girardi.

Sinopse

Em 1949, um jovem industrial é encontrado morto, com um tiro na cabeça, no palacete onde vivia com a esposa na Avenida Primeiro de Maio, em Brusque, Santa Catarina. O inesperado acontecimento comoveu a sociedade e se revestiu de interrogações nunca esclarecidas. Distintas interpretações foram lançadas ao fato, sem, contudo, chegar a desvendá-lo. Teria ele sido assassinado ou pôs fim à própria vida? Enquanto indícios apontavam como suspeita a mulher do finado, as lacunas investigativas conduziram a trama para um improvável desfecho.

Ficha técnica

Elenco (Trama Grupo de Teatro): Andressa Lauz Bigliardi, Arthur Bigliardi, Bianca Mascarenhas, Fernando Reis, Janaina Cavalcante Garcia, Jenifer Schlindwein, July Silva, Luís Henrique Petermann, Roner Lucas, Talita Garcia, Thyago de Lima Vandresen e Valmor Deunizio Jr.

Direção: Silvio José da Luz.

Assistente de Direção: Everton Girardi.

Texto: Talita Garcia, Claiton Bigliardi e Everton Girardi.

Figurinos: Andressa Lauz Bigliardi.

Iluminação: Giba de Oliveira.

Técnico de Iluminação: Juninho.

Cenário: Luciano Mafra.

Projeções: Ricardo Weschenfelder.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.