Unifebe Vargas Neni TEVAH

23º Festival Escolar de Dança reunirá mais de 650 bailarinos em Gaspar

DSC_0185

Coreografias e passos ensaiados, movimentos sincronizados e precisos, concentração e nervosismo, tudo isso movido a muita música. A Prefeitura Municipal de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação e da Diretoria de Cultura, realizará de terça-feira (26) até quinta-feira (28) a 23ª edição do Festival Escolar de Dança (FED).
O evento este ano acontecerá no Salão Cristo Rei, todos os dias a partir das 19h. O valor do ingresso para assistir as apresentações é de R$ 3 por pessoa. Esta edição do FED contará com a participação de 25 unidades escolares da rede de ensino municipal, estadual, particular e federal.
“Estamos animados com a realização do evento. São 23 anos promovendo dança na vida de cada aluno. Nossa expectativa é que cerca de 1.500 pessoas prestigiem os três dias de festival,” avalia a diretora de Cultura, Neida Beduschi.
Os grupos que se apresentarão foram divididos em 11 categorias, sendo: A – Alunos até cinco anos; B – Alunos até seis anos; C – Alunos até oito anos; D – Alunos até 10 anos; E – Alunos até 15 anos; F – Alunos de Ensino Médio; G – Categoria solo; H – Categoria duo ou trio; I – Categoria livre (Grupo formado por alunos de diversas categorias); J – Danças populares; K – Direção, professores, funcionários e pais.
A Associação Amigos da Dança de Gaspar também estará presente no FED e será a responsável por abrir as apresentações nos três dias. A ASSAD já foi premiada diversas vezes no Festival de Dança de Joinville e em outros eventos pelo Estado. Além disso, serão apresentadas 71 coreografias com 650 bailarinos. “O FED promete coreografias surpreendentes e emocionantes. Com certeza os visitantes irão se encantar com as apresentações,” reforça Neida.
Haverá premiação para o primeiro, segundo e terceiro lugar de cada grupo, exceto nas categorias A e D. Os dançarinos serão avaliados por jurados especializados em dança que observarão coreografia, ritmo, expressão corporal e técnica, musicalidade, interpretação, composição coreográfica, figurino e conjunto.
Vale ressaltar que a verba arrecadada com o evento será destinada a Associação Amigos da Dança de Gaspar.

Festival Escolar de Dança de Gaspar

O Festival Escolar de Dança de Gaspar começou em 1995, com o professor Jan Wieckert, diretor da Comissão Municipal de Esportes e coordenação da professora, Eliane da Rocha. As três primeiras edições do evento aconteceram no Salão Cristo Rei. Entretanto, o público cresceu e o FED passou a ser realizado no Ginásio da Fundação Municipal de Esportes e Lazer. No início, eram apenas três categorias, sendo A (1º ao 4º ano), B (5º ao 8º ano), e C (Ensino Médio).
Já a partir de 1997, o festival passou a ser coordenado pelo Departamento de Cultura do município. Assim, as categorias participantes foram ampliadas. Com o passar dos anos as unidades de ensino começaram a investir e acreditar ainda mais no FED. Ano após ano, os estudantes passaram gradativamente a participar ainda mais.
O Festival Escolar de Dança traz todos os anos grupos para abrilhantar ainda mais o evento. Dançarinos de renome estadual e até nacional, realizam coreografias especiais. Já passaram pelo festival: Andréia Mendes (Timbó), Mery Rosa e Luxaflex (Itajaí), Street Santos Anjos (Joinville), Academia Millennium (Itajaí), Projeto Artenomia (Balneário Camboriú) e Pró-Dança (Blumenau).

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.