Unifebe Vargas Câmara

150 anos de uma história que se confunde com a de Brusque

Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque completa um século e meio de vida na próxima quinta-feira;

Foto: Wilson Schmidt Junior -

Foto: Wilson Schmidt Junior –

Brusque – Muitas vezes se confundindo com a própria história da Cidade de Brusque, o Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque, situado na Rua Hercílio Luz, Centro, completa 150 anos de sua fundação na próxima quinta-feira, 14 de julho. Inaugurado neste mesmo dia, no longínquo ano de 1866, o “Caça e Tiro”, como é popularmente conhecido, carrega a fama de pioneirismo na modalidade de tiro esportivo, não só no país, mas também em toda a América Latina.

Para lembrar a importante data, será realizado neste sábado, 9, a Kleines Deutsch Fest, ou “Pequena Festa Alemã”. O objetivo é preservar a cultura alemã, além de, também, rememorar as quatro primeiras edições da Festa Nacional do Marreco (Fenarreco) que ali aconteceram. Claro, tudo regado a muita gastronomia típica e o bom e velho chope. Alguns ingressos ainda estão disponíveis para compra.

Para o presidente licenciado da entidade, Ewaldo Ristow Filho, o Wadinho, que também responde pela Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Brusque, é difícil resumir uma história tão rica em poucas palavras. “É um clube que em todo esse período passou por momentos difíceis, percalços, mas sempre conseguiu se reerguer, levando a vida adiante, com organização, chegando ao seu sesquicentenário. Ele teve uma evolução muito grande nos últimos 50 anos. O clube, tanto na sua parte estrutural, como na sua parte associativa; e chegamos, hoje, com 150 anos bem vividos”, pontou Wadinho, que desde 1963 é envolvido com o Caça e Tiro.

Por conta da localização privilegiada em Brusque, a qualidade do complexo de tiros e dos demais espaços esportivos, tudo isso aliado a história do clube, Ewaldo crê que existe muita história para ser vivida ainda nas dependências do espaço sesquicentenário. “Aqui sempre polariza todas as questões esportivas de tiro ao alvo, além das questões germânicas da nossa cidade”, pontuou o apaixonado pelo lugar ao qual viveu boa tarde de sua vida.

O Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque disponibiliza ao seu associado um Parque Aquático com uma piscina semiolímpica, uma piscina coberta e aquecida, sauna, sala de ginástica e yoga, uma academia, stands de tiro, canchas de bocha e bolão, além do espaço para eventos e festas e os quiosques.

por Wilson Schmidt Junior

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.