Unifebe Vargas TEVAH

13ª Semana de Museus ocorre em Brusque

Diversas atrações estão programadas até o próximo domingo;

Brusque – Ocorre nesta semana, tanto em Brusque como em todo o território brasileiro, a 13ª Semana dos Museus. A programação tem como objetivo celebrar o Dia Nacional do Museu, comemorado todos os anos em 18 de maio. Até o próximo domingo (24), diversas entidades museológicas, entre elas o Museu Arquidiocesano Dom Joaquim, situado no Bairro Azambuja, promovem atividades em torno do tema Museus para uma sociedade sustentável.

Para falar sobre a programação no município, Olhar do Vale (ODV) conversou com a coordenadora do museu brusquense, Kamilla Pereira. De acordo com ela, o fato da instituição já trabalhar em prol da sustentabilidade facilitou bastante a realização da programação. “Aproveitamos o tema para desenvolver trabalhos recicláveis, oficina de ações educativas e exposições. Nosso intuito é trabalhar mais com a educação infantil, haja vista que eles são o nosso futuro e quem possivelmente possa contorna a situação em que o homem se colocou. A intenção é trabalhar os recursos recicláveis, conscientizar a população e abrir novos olhares para o patrimônio ambiental de Brusque”, disse ela.

Ainda segundo Kamilla, a entrada durante toda a semana será gratuita, com duas oficinas sendo realizadas. “A de chaveiros reciclados com o Sesc (Serviço Social do Comércio) e Cores da natureza com a Fundema (Fundação Municipal do Meio Ambiente). Durante o  evento o projeto caminhos da história ainda continua pois é um projeto de âmbito cultural, ambiental e patrimonial. Ainda teremos todo um espaço de exposição de trabalhos de garrafas pet entre outros materiais que é a exposição ‘A esperança vêm do lixo’, do grupo MADJ (voluntários do museu). Também temos a exposição fotográfica ‘Verde olhar sobre o patrimônio ambiental de Brusque’, com a Fundema”, finalizou.

As oficinas já estão lotadas e existem, até mesmo, escolas na fila de espera para o caso de desistências.

Confira imagens das exposições:

por Wilson Schmidt Junior

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.